Olimpíadas atraem jovens para o esporte, afirma presidenta

As Olimpíadas têm um efeito pedagógico de atrair os jovens para o esporte, avalia a presidenta Dilma Rousseff, que está em Londres para assistir a abertura dos Jogos de 2012. Cautelosa, ela preferiu não arriscas um palpite sobre o número de medalhas que serão conquistadas pelos brasileiros e contou que vai assistir à cerimônia oficial de abertura da Olimpíada, na noite desta sexta-feira (às 16 horas de Brasília), munida de um binóculo. “Não enxergo direito [devido à miopia]”.

“O desafio [do Brasil] é buscar o maior número o possível [de medalhas]”, disse a presidenta antes de almoçar com os atletas da delegação, no centro de treinamento onde está a equipe olímpica do Brasil. “O Brasil é muito bom nos esportes coletivos. Por isso, precisamos ampliar os esforços para aumentar a participação [também] nos esportes individuais.”

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, arriscou um palpite que o Brasil conquistará 20 medalhas no quadro geral. Já o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é mais pessimista fazendo uma previsão de 15 medalhas no total.

Para Dilma, as Olimpíadas servem também para estimular o interesse e o desejo dos jovens pelos esportes. “A promoção e a divulgação das Olimpíadas são importantes porque atraem os jovens para praticar esportes”, ressaltou a presidenta. “É uma forma de ampliar a presença do esporte nas faixas da população que garantirão medalhas no futuro.”

Agência Brasil

To top