Omissão de gestores agrava estragos das chuvas no ES

Para Ana Rita, as destruições são fruto da ocupação desordenada do solo e da falta de planejamento.

A senadora Ana Rita (PT-ES) destacou os inúmeros estragos causados pelas fortes chuvas que caíram no Espírito Santo nos últimos dias. Ao discursar na tribuna do Senado, nesta quarta-feira (16/05), a parlamentar se disse indignada com a atual situação, porque mais do que um desastre ambiental, ela representa o descaso de alguns gestores. Para a petista, as casas e ruas destruídas são fruto da ocupação desordenada do solo, da falta de planejamento e principalmente da omissão dos poderes públicos.

“Seja ao permitir o loteamento indiscriminado dessas áreas, sem a menor infraestrutura, seja porque não adotaram as medidas necessárias de cobrar os responsáveis e mesmo de executar as intervenções e obras necessárias para evitar os transtornos decorrentes de um evento natural e inevitável, que são as chuvas. O que mais revolta e deixa indignada a população são anos e anos de descaso com uma situação mais do que previsível e passível de solução”, afirmou.

Ana Rita lembrou que ela própria já havia apresentado uma saída para o problema, por meio do projeto de lei que trata especificamente do processo de impermeabilização dos solos e estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de estimular a adoção de medidas voltadas para o amortecimento e a retenção das águas pluviais em áreas urbanas.

Mas embora a proposição ainda esteja aguardando votação na Casa, ela não serve de desculpa para a inoperância. A parlamentar lembrou também do “Projeto de Revitalização dos rios Formate e Marinho” – uma reivindicação antiga dos municípios de Vila Velha e Cariacica –, que já foi aprovado pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (COMDEVIT) e conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

“Com recursos da ordem de R$ 114 milhões, o projeto pretende realizar uma série de intervenções ao longo das bacias dos dois rios, no qual estão previstas a execução de obras de limpeza e dragagem do rio; construção de parques lineares; requalificação dos espaços degradados; execução de ações de preservação ambiental com a implantação de sistema de monitoramento de informações hidroclimáticas; e reassentamento de famílias que residem às margens do leito do Marinho.”

Estima-se que, com a conclusão do projeto, cerca de 190 mil moradores dos bairros Cobi, Colilândia, Rio Marinho e Nova América, em Vila Velha, e Jardim América, Bandeirantes, Vasco da Gama, Sotelândia, Bela Vista, Jardim Botânico e Caçaroca, em Cariacica, sejam diretamente beneficiados com as intervenções. Também será favorecida a população das demais cidades da Região Metropolitana que utiliza o sistema viário, cuja mobilidade urbana é afetada com os efeitos das inundações.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da senadora Ana Rita

To top