ONU premia a ministra Izabella Teixeira por atuação na área ambiental

Izabella recebe o mais importante prêmio da ONU, já concedido a Al Gore e Mikhail Gorbatchev.

ONU premia a ministra Izabella Teixeira por atuação na área ambiental

izabella

O prêmio, segundo a ONU, mostra que o
Brasil é uma sociedade que tem condições
de alcançar o desenvolvimento sustentável
mais rápido do que qualquer país no mundo

Mais uma vez as políticas brasileiras são homenageadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta quinta-feira (13), a entidade comunicou que dedicará seu “mais importante prêmio” na área ambiental à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, por seu desempenho na redução do desmatamento na Amazônia e por sua atuação internacional em defesa do meio ambiente. Izabella será laureada com o “Campeões da Terra 2013”, na categoria Liderança Política, em cerimônia marcada para o próximo dia 18 de Setembro, em Nova York.

“A ministra fez contribuições muito valiosas na construção de uma agenda global para o meio ambiente. Ela representa um país que tem atingido grande sucesso no desenvolvimento sustentável nos últimos anos”, disse o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, ao anunciar a premiação.

O prêmio Campeões da Terra é destinado a líderes de governo, da sociedade civil e do setor privado que se destacam na atuação pelo meio ambiente, desde 2005. Com a indicação, Izabella Teixeira passa ter o seu nome ao lado dos já homenageados Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, e Mikhail Gorbatchev, ex-líder soviético. Até hoje, 59 pessoas e organizações foram premiados por sua liderança, visão, inspiração e ação com o meio ambiente.

Diante da importância da homenagem, a ministra declarou estar honrada e surpresa. “Este é um prêmio que reconhece e determina que a gente faça mais”, afirmou. “Um prêmio que chama a atenção de que o Brasil é uma sociedade que tem condições de alcançar o desenvolvimento sustentável mais rápido do que qualquer país no mundo, não só pelas características ambientais que nós temos, mas também pelas características de um povo pacífico e de um país que todo mundo se junta. Temos condições de fazer essa transição numa velocidade mais rápida e com menos barreiras”, completou.

izabella2

“Este é um prêmio que reconhece e determina
que a gente faça mais”, afirmou a ministra

O subsecretário-geral da ONU e diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Achim Steiner, parabenizou a ministra em carta lida durante a cerimônia, afirmando que o compromisso dela com o meio ambiente tem sido foco de sua carreira. “A ministra Izabella Teixeira tem estado no centro de alguns dos assuntos mais debatidos e transformadores do momento, desde a Rio+20 [Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável] até a reforma da política florestal brasileira”, destacou.

Para a representante do Pnuma no Brasil, Denise Hamú, o prêmio é um reconhecimento a trajetória de Izabella Teixeira não apenas como ministra, mas por toda sua carreira. “O prêmio coroa toda essa trajetória iniciada há quase 30 anos, com muita dedicação e vontade de mudar o mundo”, destacou. “A excelência de seu trabalho gerou o convite do secretário-geral da ONU, Ban Kimoon, para Izabella para o Painel de Alto Nível da ONU sobre Sustentabilidade Global e na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015″, recordou.

Política de enfrentamento ao desmatamento

De acordo com levantamentos do Ministério do Meio Ambiente, nos últimos oito anos o Brasil teve queda de 84% na taxa de desmatamento, com o índice de redução anual da cobertura verde caindo de 27 mil quilômetros quadrados, em 2004, para 4,5 quilômetro quadrados, em 2012.

Catharine Rocha, com agências

Fotos: Agência Brasil

Leia mais:

Na mídia: para ONU, agricultura familiar brasileiras “são exemplo mundial”

Projetos aprovados valorizam áreas verdes


To top