Alvo de duras críticas no começo do mês, por conta das denúncias de corrupção que provocaram a saída do ministro dos Transportes e de dirigentes do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as indicações da presidenta Dilma Rousseff para os cargos vagos foram elogiadas pela oposição nesta quinta-feira (18/08) durante reunião da Comissão de Infraestrutura (CI).
Os senadores da oposição, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Cyro Miranda (PSDB-GO) elogiaram as indicações e disseram que estão otimistas. Flexa Ribeiro foi relator da mensagem presidencial indicando Adão Magnus Marcondes Proença para exercer o cargo de Diretor de Infraestrutura Aquaviária. O senador considerou positiva já que Adão Magnus detém profundo conhecimento do setor.
Formado em engenharia civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pós-graduado
O senador Aloysio Nunes relatou a indicação de Mário Dirani para o cargo de Diretor de Infraestrutura Ferroviária. Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), Dirani é mestre em Transportes pela Universidade Federal da Paraíba e especialista pela Fundação Getúlio Vargas na área de regulação, defesa da concorrência e concessões.
Aloysio destacou que o indicado, entre 2004 e 2008, atuou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) onde trabalhou na fiscalização das cláusulas econômico-financeiras das ferrovias privatizadas no governo de Fernando Henrique Cardoso.
Em tom otimista, o senador Cyro Miranda apoiou as indicações. “Nós vamos melhorar muito o DNIT com essas indicações”, disse ele.
Após a leitura dos relatórios, foi concedida vista coletiva aos senadores. Portanto, na próxima semana a CI deve colocar em votação o nome dos indicados, após sabatina. Essa data pode ser alterada já que na quinta-feira (25/08) a CI fará audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Também na próxima semana, a comissão deverá fazer a leitura das indicações de Roger da Silva Pêgas, para exercer o cargo de diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, e de José Florentino Caixeta, para o cargo de diretor de Planejamento e Pesquisa do mesmo órgão.
Marcello Antunes
Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado