Oposição elogia indicados de Dilma para o DNIT

:: Da redação18 de agosto de 2011 03:00

Oposição elogia indicados de Dilma para o DNIT

:: Da redação18 de agosto de 2011

Alvo de duras críticas no começo do mês, por conta das denúncias de corrupção que provocaram a saída do ministro dos Transportes e de dirigentes do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as indicações da presidenta Dilma Rousseff para os cargos vagos foram elogiadas pela oposição nesta quinta-feira (18/08) durante reunião da Comissão de Infraestrutura (CI).

Os senadores da oposição, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Aloysio Nunes (PSDB-SP) e Cyro Miranda (PSDB-GO) elogiaram as indicações e disseram que estão otimistas. Flexa Ribeiro foi relator da mensagem presidencial indicando Adão Magnus Marcondes Proença para exercer o cargo de Diretor de Infraestrutura Aquaviária. O senador considerou positiva já que Adão Magnus detém profundo conhecimento do setor.

Formado em engenharia civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), pós-graduado em Técnicas Construtivas pela PUC-SP e em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (UPSP), Adão Magnus trabalha há dois anos no Ministério dos Transportes, onde exerce o cargo de especialista sênior em infraestrutura civil e aquaviária, voltado para a gestão de portos e hidrovias da bacia amazônica e Mercosul.

O senador Aloysio Nunes relatou a indicação de Mário Dirani para o cargo de Diretor de Infraestrutura Ferroviária. Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), Dirani é mestre em Transportes pela Universidade Federal da Paraíba e especialista pela Fundação Getúlio Vargas na área de regulação, defesa da concorrência e concessões.

Aloysio destacou que o indicado, entre 2004 e 2008, atuou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) onde trabalhou na fiscalização das cláusulas econômico-financeiras das ferrovias privatizadas no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em tom otimista, o senador Cyro Miranda apoiou as indicações. “Nós vamos melhorar muito o DNIT com essas indicações”, disse ele.

Após a leitura dos relatórios, foi concedida vista coletiva aos senadores. Portanto, na próxima semana a CI deve colocar em votação o nome dos indicados, após sabatina. Essa data pode ser alterada já que na quinta-feira (25/08) a CI fará audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Também na próxima semana, a comissão deverá fazer a leitura das indicações de Roger da Silva Pêgas, para exercer o cargo de diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, e de José Florentino Caixeta, para o cargo de diretor de Planejamento e Pesquisa do mesmo órgão.

Marcello Antunes
Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

Leia também