Oposição fracassa na tentativa de adiar sabatina de novo ministro do STF

A oposição tentou até o último instante adiar a sabatina, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), do candidato à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki. O senador Aloísio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou requerimento pedindo o adiamento da sabatina para o próximo dia 17/09. Ancorado em vários parlamentares da oposição, o tucano tentou argumentar que a “pressa” para a sabatina era “um desrespeito” ao indicado.

Nunes conseguiu a adesão de Randolfe Rodrigues (PSOL-AL), que reclamou do que chamou de mudança no rito da sabatina. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recordou ao senador que outras onze sabatinas para indicação de ministros do Supremo já foram feitas nas mesmas condições. “O senhor esteve presente a todas elas”, lembrou Eunício.

De todo modo, o requerimento foi colocado em votação e derrotado por quatorze votos a seis. Nesse momento, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) questiona o candidato.

Mais cedo o líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo na Casa, Walter Pinheiro (BA), afirmou que a prioridade do esforço concentrado é votar o Código Florestal.

Giselle Chassot

Mais informações a seguir

To top