Otimismo dos empresários da indústria aumenta em fevereiro

O otimismo dos empresários cresceu 0,9 ponto em fevereiro sobre janeiro, atingindo 58,2 pontos, segundo informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mesmo com o ligeiro aumento em relação ao início do ano, o indicador está 3,4 pontos abaixo da pontuação de fevereiro de 2011 e 1 ponto abaixo da média histórica. Os dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) foram divulgados nesta sexta-feira (17) pela entidade. O Icei varia de 0 a 100 pontos. Acima de 50 pontos, há confiança do empresariado e, abaixo, pessimismo.

Na avaliação dos técnicos da CNI, o otimismo nos primeiros meses do ano é normal. Os destaques da pesquisa de fevereiro são as indústrias de transformação, extrativa e de construção civil.

Os industriais nordestinos são os mais otimistas, em comparação com os empresários das regiões Norte, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A CNI informou ainda que, mesmo com a queda 1,1 ponto no Icei do Nordeste em relação a janeiro, a confiança dos industriais da região atingiu 61,7 pontos, considerado um indicador elevado.

A CNI informou ainda que, na avaliação das condições atuais da economia, mesmo com alta de 1,5 ponto em fevereiro (47,6 pontos) ante janeiro, os industriais continuam pessimistas. Sobre as condições atuais da empresa, o índice passou do pessimismo em janeiro (49,6 pontos) para a estabilidade em fevereiro (50,3 pontos). Já em relação às expectativas para a economia nos próximos seis meses, o índice subiu de 57,2 pontos em janeiro para 58,8 pontos em fevereiro, enquanto o indicador de perspectivas para o futuro das empresas cresceu de 64 pontos para 64,6 pontos no período.

O Icei de fevereiro foi calculado com base em entrevistas feitas em 2.192 empresas entre 1º e 14 de fevereiro, das quais 773 de pequeno porte, 852 médias e 567 de grande porte.

Agência Brasil

To top