Paim cobra combate à “epidemia” de mortes no trânsito

Paim cobra combate à “epidemia” de mortes no trânsito

Paim: pequenas mudanças de comportamento
podem reduzir tragédias

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu, na última quarta-feira (7), o apoio dos colegas senadores na divulgação do movimento Maio Amarelo que objetiva uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e ferimentos no trânsito em todo o mundo.

Paim disse que a sociedade precisa tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e acionar cada cidadão para adotar as cautelas e prudência hábeis a fim de evitar mais vítimas no trânsito. O petista ressaltou que a adoção de comportamentos simples como usar cinto de segurança, não dirigir sob o efeito de drogas e obedecer à sinalização podem colaborar muito para redução da mortalidade no trânsito.

O senador lembrou que as mortes nas ruas e estradas são a nona maior causa de perda de vidas no mundo, acrescentando que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Paim defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 77/2013), que regulamenta a carreira dos agentes de trânsito, além de inserir esses profissionais no sistema de segurança pública. O senador explicou que mais de 30 mil agentes serão beneficiados com a proposta e terão mais estrutura para salvar milhares de vida beneficiando, portanto, a sociedade.

“Considero esse tema da segurança no trânsito prioritário, urgente”, disse o senador, acrescentando que esta questão exige consciência e ação. “Todos estamos sendo chamados a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e do amarelo a cor da atenção pela vida”, disse.

Com informações da Agência Senado

To top