Paim quer maior debate sobre uso dos recursos hídricos

Em discurso na tribuna do Senado na tarde desta terça-feira (7), o senador Paulo Paim (PT-RS) fez um alerta sobre a alarmante situação de falta e mau uso de água potável, um problema que, em sua avaliação, não é apenas nacional, mas mundial. “Os recursos hídricos são um tema que todos nós temos que debater. A sociedade brasileira tem se defrontado há muitos anos com a questão da falta de água, que se agrava no Brasil e no mundo. Mudanças climáticas, aumento da população nas grandes cidades e falhas na expansão da infraestrutura de captação e tratamento de água compõem o quadro atual que preocupa a todos”, alertou.

Paim citou o estado de São Paulo como exemplo: a mais rica e populosa unidade da federação onde a companhia de saneamento, a Sabesp, enfrenta um grave quadro de escassez de água que poderá significar na vida dos cidadãos um racionamento ainda neste ano. “A reserva da Cantareira, que abastece mais de nove milhões de pessoas, na capital e no interior, está praticamente esgotada. A retirada dos 400 milhões de metros cúbicos abaixo do sistema de captação dos reservatórios, chamado de volume morto, pode causar um verdadeiro desastre ambiental em São Paulo, e quem diz isso são os especialistas, os estudiosos dessa situação”, disse ele.

O aproveitamento da água contida nesse volume morto do Sistema Cantareira, operação iniciada no dia 17 de março ao custo de R$ 80 milhões, pode implicar o colapso do sistema – e para corrigir essa situação serão necessários entre 10 e 15 anos para a completa recuperação do manancial paulista.

É por isso que Paim recomenda que medidas emergenciais para a redução dos dramáticos prejuízos da escassez da água em São Paulo e no Brasil devem ser tomadas com responsabilidade e destemor pelos governantes. “Se a gravidade do quadro aponta para a necessidade de racionamento, a sociedade, de fato, tem que colaborar porque somente ela é beneficiada”, destacou. O senador entende que os governantes devem incentivar ações como o reuso de água e a colocação de torneiras automáticas para evitar o gasto desnecessário. Ao mesmo tempo, incentivar iniciativas com a sociedade para o uso consciente da água, adotando parcerias com universidades e escolas para maior conscientização.

Dilma

No começo de seu discurso, Paim reforçou seu apoio à presidenta Dilma Rousseff que disputa a reeleição no próximo dia 26. “O projeto que nós representamos fez uma revolução no País e é inegável nos oito anos do presidente e nos quatro da presidenta Dilma. As urnas mostraram mais uma vez que a votação da presidenta foi, em primeiro lugar, uma demonstração de que a maioria dos eleitores optou pelo nosso projeto”, disse ele, lembrando que esse projeto retirou 20 milhões de brasileiros do desemprego e mais de 30 milhões de pessoas da miséria absoluta.

Paim destacou, ainda, projetos implantados pelos governos de Lula e Dilma como o Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Luz para Todos, Prouni e Pronatec. “Quadruplicamos o número de escolas técnicas, triplicamos o número de universidades. Esse é o debate que os candidatos farão e o povo brasileiro, de forma sábia, saberá optar para que a melhor proposta continue coordenando e dirigindo os interesses dos brasileiros”, afirmou.

To top