Relatório Oxfam

Para brasileiros, progresso depende do fim da desigualdade

Relatório mostra percepção de brasileiros sobre questões raciais, de gênero e classe
Para brasileiros, progresso depende do fim da desigualdade

Foto: Alicia Nijdam/Flickr

Relatório divulgado nesta segunda-feira (08) pela Oxfam Brasil com dados do Instituto Datafolha revela que 86% da população brasileira entende que o progresso do país depende da diminuição da desigualdade entre pobres e ricos. Os números também apontam uma maior percepção em relação à pesquisa anterior, de 2017, de que racismo e machismo influenciam nas desigualdades da sociedade.

A pesquisa foi realizada por meio de abordagem de entrevistados em 130 cidades e municípios espalhados por todas as regiões Brasil em fevereiro de 2019. O principal intuito foi entender a percepção da sociedade em relação aos problemas de desigualdade social e identificar qual o papel do Estado na resolução destas questões.

O resultado mostra que 84% dos entrevistados concordam que é de obrigação dos governos a diminuição entre os muito ricos e muito pobres, e 94% apoiam que os impostos pagos devem beneficiar os menos favorecidos. Além disso, 77 % concordam com o aumento dos impostos de pessoas muito ricas para financiar políticas sociais.

No entanto, ainda há uma distorção no sentido de identificar quem são os ricos e pobres do país e também uma falta de compreensão da real desigualdade do Brasil, que está entre as maiores do mundo.

Confira a íntegra da matéria

To top