O senador José Pimentel (PT-CE), líder do governo no Congresso Nacional, foi considerado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos principais negociadores do Legislativo, no levantamento dos “Cem Cabeças do Congresso” em 2012. Esta é a oitava vez consecutiva em que o senador figura na lista.
Para a definição dos “Cem Cabeças”, a equipe do Diap fez entrevistas com deputados, senadores e assessores das duas Casas do Congresso, além de jornalistas, cientistas e analistas políticos. O órgão também examinou a formação acadêmica, trajetória profissional e, principalmente, a atuação de cada deputado e senador.
Com base nessas análises, a pesquisa identifica as habilidades dos parlamentares, classificados em cinco categorias: debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião. José Pimentel destacou-se, este ano, por sua capacidade de negociação. Segundo o estudo, o bom negociador é aquele que tem credibilidade, cordialidade, controle emocional, habilidade no uso das palavras, discrição e, principalmente, capacidade de construir acordos.
Atividade parlamentar
O líder José Pimentel é vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, uma das mais importantes e movimentadas da Casa. Ele também integra a Comissão de Assuntos Econômicos, o Conselho de Ética do Senado e a CPI do Cachoeira, Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga as atividades ilegais do bicheiro Carlos Cachoeira e suas relações com políticos e empresários.
Pimentel também trabalha em subcomissões e frentes parlamentares. É autor e relator de diversos projetos em tramitação no Congresso.
Com informações da assessoria de imprensa do senador José Pimentel