Para Dilma, aeromóvel é alternativa sustentável para o transporte

Para Dilma, aeromóvel é alternativa sustentável para o transporte

O aeromóvel que vai interligar a estação da
Trensub, em Porto Alegre, ao Terminal 1 do
Aeroporto Salvado Filho, num trajeto de
814 metros cumpridos em dois minutos

Com uma tecnologia 100% nacional que usa propulsão pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética e com baixo consumo de energia elétrica -, o aeromóvel que vai interligar a estação da Trensub, em Porto Alegre, ao Terminal 1 do Aeroporto Salvado Filho, num trajeto de 814 metros cumpridos em dois minutos, pode ser a solução de mobilidade para as grandes cidades do País, avalia a presidenta Dilma Rousseff. “Eu queria dizer para os brasileiros e para as brasileiras de todos os demais estados, eu utilizei – e, de fato, é silencioso, rápido, com uma economia, em um momento em que nós sabemos que essa é uma preocupação internacional, que é a questão da geração de gases de Efeito Estufa, que aumentam a temperatura. Esse é, de fato, um transporte que tem todas as características da sustentabilidade”, afirmou.

Nessa etapa do projeto, em Porto Alegre, de 814 metros, os veículos suspensos movidos a ar vão permitir a integração e acesso rápido e direto dos usuários do terminal do aeroporto até a estação de trem. Dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300, deverão receber mais de 7 mil usuários por mês. O aeromóvel desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que usa veículos leves não motorizados, movidos a ar. O vento empurra uma aleta (espécie de uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. Além dessas características, o veículo é muito silencioso.

“O aeromóvel é um projeto de tecnologia limpa, com motores elétricos e sem emissão de poluentes gasosos; um projeto com estruturas elevadas, estruturas extremamente limpas, com design moderno e sem poluição visual, uma tecnologia de construção e operação 100% nacional; veículos leves, com capacidade para 150 a 300 passageiros; baixo consumo de energia, 50 Kw por hora de operação; sistema modular que permite construção rápida, limpa e com possibilidade de expansão”, disse a presidenta.

Segundo Dilma, o projeto é um símbolo que está sendo implantado, por suas características inovadoras que agregam conhecimento científico a uma iniciativa empresarial, e o empresário

Oskar Coester dedicou sua vida ao estudo de uma alternativa de transporte segura, confortável, ecologicamente sustentável e econômica. “Sem sombra de dúvida, quando se tem uma oportunidade dessas, é muito importante que o governo federal, o governo do estado, a prefeitura, as empresas e a comunidade, a comunidade científica se unam, para viabilizar de forma bastante robusta um projeto como este”, elogiou.

Mobilidade Urbana

A presidenta lembrou que o governo tem investido pesadamente em metrôs desde 2011, com parcerias em diversos estados. São R$ 89 bilhões destinados a projetos de metrô, VLT, BRT e aeromóvel que agora receberão mais R$ 50 bilhões. Desse valor, uma parte seguirá para complementar o metro de Porto Alegre e o aeromóvel de Canoas, que terá um percurso de 12 quilômetros.

“O transporte público é um transporte para todas as classes sociais, e é um transporte que tem por objetivo viabilizar os espaços urbanos, sem o que, sem um transporte público, nós não teremos algo que não seja crise urbana nas cidades. Porque o transporte é a base através da qual as pessoas vão para o trabalho, as pessoas vão para as escolas, as pessoas vão para o lazer”, afirmou, lembrando que nos anos 70, nos anos 80 e até uma parte dos 90 o que se dizia era que o Brasil não tinha renda suficiente para investir em metrô. O metrô foi considerado uma alternativa incompatível com a renda do País, “o que é uma verdadeira sandice, porque é impossível cidades com a proporção populacional que nós temos, sem metrô. É impossível, não é consistente”, salientou.

Informações do Aeromóvel

O valor total do projeto é de R$ 37,8 milhões, com recursos do Governo Federal

A Trensurb informa que quando a operação plena tiver início, os usuários que

embarcarem no Aeromóvel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a

passagem no valor de R$ 1,70 e terão direito ao transporte na linha do

metrô, sem cobrança adicional.

O Aeromóvel é um sistema desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS).

É a primeira linha da tecnologia Aeromóvel em operação comercial no mundo.

Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).

Tempo estimado do percurso total: dois minutos.

Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.

Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T’Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

Veículos totalmente automatizados, sem condutores a bordo.

Tecnologia “limpa”, com motores elétricos e sem a emissão de poluentes gasosos;

Estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno e sem poluição visual;

Motores dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando poluição sonora;

Sistema de freio pneumático de alta confiabilidade, mais conforto no deslocamento.

Veículos silenciosos, sem ruído de motores e com design moderno.

Acessibilidade universal, com espaço para cadeirantes e idosos.

Projeto com total atendimento às legislações ambientais vigentes.

Melhoria da infraestrutura de transporte para acesso ao aeroporto e para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Marcello Antunes

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