Para Marta, inclusão digital tem de se somar à educação

Marta defendeu que a entrega dos equipamentos seja acompanhada também pela valorização do professor.

Para Marta, inclusão digital tem de se somar à educação

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) falou, nesta terça-feira (22/05), em Plenário, da importância da inclusão digital para o desenvolvimento do País. A senadora falou sobre a iniciativa do Ministério da Educação, que vai adquirir 900 mil tablets para alunos das escolas da rede pública, e da necessidade de preparar esses jovens para recebê-los. Marta defendeu que a entrega dos equipamentos seja acompanhada também de uma política de valorização dos professores brasileiros.

“Não tenho dúvidas de que a ideia de conectar estudantes de todo o Brasil à rede mundial de computadores, como parte do processo educacional, é uma iniciativa maravilhosa. Mas não basta que computadores e equipamentos caiam de paraquedas na vida das pessoas. É preciso educá-las para isso”, afirmou a senadora.

Marta reconheceu a importância do projeto de inclusão digital do governo, mas também considerou o problema de algumas escolas, como a falta de energia elétrica. “A infraestrutura em boa parte das escolas da rede pública é muito baixa para atender as demandas específicas de um projeto como este. Há em andamento no MEC programas que investem em ações tecnológicas, como o Banda Larga nas Escolas, mas eles ainda não abrangem nem metade das escolas públicas brasileiras”, explicou.

A senadora lembrou a limitação da rede de fibra ótica no País, que  atende apenas 50% dos municípios. “Para se ter uma ideia, um levantamento de uma empresa americana especializada no setor revelou que a internet brasileira está em 40º lugar, por ordem de velocidade média da banda larga, entre 50 países pesquisados. Ou seja: deixados para trás nas comparações internacionais de acesso e custo de banda larga, o país agora também aparece mal colocado num ranking sobre velocidade média de tráfego de dados na rede mundial de computadores”, relatou a senadora.

Foto Agência Senado

Leia a íntegra do discurso da senadora Marta Suplicy

To top