Leilão do patrimônio

Para senadores, estatais não podem ser vendidas à revelia do povo

População precisa saber quem está definindo o destino das empresas públicas, afirma Jean Paul Prates
Para senadores, estatais não podem ser vendidas à revelia do povo

Foto: Alessandro Dantas

O ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, admitiu que a decisão pela venda das refinarias da Petrobras, empresa de economia mista, é do governo federal e que o Ministério quer aperfeiçoar as empresas para vender. A afirmação foi feita durante Audiência Pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça-feira (26), para falar sobre as prioridades da pasta. A afirmação veio em resposta a questionamento do senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Durante o debate, o senador Jean Paul questionou o ministro sobre de quem é a decisão de vender as refinarias da Petrobras. “Ou a Petrobras quer vender porque é negócio para ela vender esses ativos, ou é uma orientação de governo”. O senador Jean Paul ressaltou ser muito importante que o ministro tenha confirmado que as decisões de vender as refinarias da Petrobras sejam governamentais. Para ele, a população precisa saber quem está definindo o destino das empresas públicas.

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, argumentou que o MME deve oferecer vantagens para quem quer comprar as empresas brasileira. Ele disse que o objetivo é aperfeiçoar o modelo de governança do ministério e demais órgãos vinculados para garantir uma melhor estabilidade jurídica e regulatória. “Ninguém vai investir aqui se não tiver garantia e retorno sobre o investimento”, afirmou.

O senador Jaques Wagner, por sua vez, cobrou estabilidade e segurança, citando o exemplo dos leilões da eólicas que foram descontinuados. “Nós os convidamos para virem aqui imaginando que o senhor tivesse leilões subsequentes de energia eólica. Descontinuou-se isso e o setor vai quebrar. Então, eu peço que seja um lutador dessa causa”, defendeu Wagner.

To top