Para Walter Pinheiro, greve da PM da Bahia está perto do fim

A gratificação, oferecida pelo governo da Bahia aos policiais militares em greve, deve ser um fator decisivo para a suspensão do movimento, nas próximas horas. O líder do PT no Senado, que participa das negociações, afirmou estar confiante numa solução para o impasse.

Para Walter Pinheiro, greve da PM da Bahia está perto do fim

 

 “O governo do estado já tinha oferecido um reajuste linear de 6,5% e agora abre a possibilidade de conceder uma gratificação aos policiais. Essa negociação é prioridade para o governo”, declarou o líder do PT no Senado. Porém, Pinheiro acredita que o governador não deve ceder às chantagens dos policiais PM, que exigem a anistia para os participantes das ações violentas, como a depredação do patrimônio público.

Participando das negociações desde a semana passada, Walter Pinheiro explica que o governador Jaques Wagner (PT) não tem como avançar mais na concessão de reajustes para a categoria, porque já esbarrou nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Hoje, a categoria recebe a Gratificação de Atividades Policiais (GAP) de nível 3. O governo está oferecendo o nível 4, sendo que pagamento será feito de forma escalonada, já que o estado não possui recursos para cobrir o novo gasto.

Violência

Walter Pinheiro elogiou a tranquilidade com que Jaques Wagner está conduzindo as negociações. Prova disso é a opção do governador em não usar a força para a retirada dos policiais acampados na Assembleia Legislativa. 

“Muita gente está acusando o governador por não usar a força, mas ele está apostando num canal de diálogo, de negociação. Por isso mesmo, o governador não pode ceder a uma chantagem, quando a força é utilizada para se obter alguma coisa”, declarou o senador, ao criticar o movimento grevista, que exige a anistia dos policiais que praticaram atos de vandalismo contra o patrimônio e de ações que visavam aterrorizar a população local. Até agora, a Justiça já expediu 12 mandados de prisão.

Ouça a íntegra da entrevista do senador Walter Pinheiro

{play}images/stories/audio/Walter policia BA.mp3{/play}

 Clique com o botão direito do mouse para baixar o áudio

Saiba mais:

Pinheiro ajuda nas negociações para o fim da greve da PM

Veja entrevista do governador Jaques Wagner no Bom Dia Brasil

{youtube}FbiAex8rAWY{/youtube}

Não vou dar anistia nem negociar com PM bandido, diz governador da BA

Governador da Bahia espera fim da greve da PM para esta terça-feira

To top