#ForaBolsonaro

Parlamentares sergipanos querem “Fora Bolsonaro”

Rogério Carvalho convidou a deputada europeia e sergipana, Maria Dantas, para uma conversa sobre a urgência de interromper o governo genocida de Bolsonaro: “Todos que têm empatia pelo Brasil clamam por socorro aos nosso povo que sofre nas mãos de um presidente sem compromisso com a vida."
Parlamentares sergipanos querem “Fora Bolsonaro”

Foto: Candisse Matos

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, conversou com sua conterrânea, a sergipana Maria Dantas, neste sábado (13). Ele, senador por Sergipe, participou desde Brasília. Ela, a primeira brasileira eleita deputada na Espanha, estava em Barcelona, na Praça Sant Jaume, onde aconteceu o ato político “Fora Bolsonaro e todos os golpistas”.

Maria Dantas é advogada, formada pela Universidade Federal de Sergipe, e ativista pelos direitos humanos. Vive há 25 anos em Barcelona, e foi eleita em 2019 pelo partido Esquerda Republicana de Catalunha (ERC), tendo como uma das principais bandeiras a defesa dos direitos dos imigrantes e refugiados. “Tenho vinte anos de ativismo social aqui, sempre em defesa dos direitos humanos, dos direitos fundamentais, das pessoas imigrantes, das pessoas refugiadas, dos direitos da comunidade LGBTI, contra a violência de gênero, ou seja, basicamente tudo o que eu passei aqui, em todos estes anos. Fui empatizando, empatizando, entrando na luta e comprando as brigas.”

Há oito anos se aproximou do partido que a elegeu, o Esquerda Republicana, um dos mais antigos da Espanha. Como congressista, participa das comissões que estão relacionadas às lutas populares: “o que eu quero é trazer estas pautas das ruas para o Congresso. Sempre digo que não quero fazer carreira política. Entrei basicamente para fazer algo. Eu pensava que era impossível, mas me dei conta que é possível, sim, fazer incidência política como deputada, e ‘parar os pés ao fascismo’ dentro do Congresso também”, disse a deputada, direto da manifestação que pedia “Fora Bolsonaro”.

O senador Rogério elogiou a atuação e sensibilidade da deputada catalã, e desejou que ela siga atuando na política por muito mais tempo. “Maria, você representa os excluídos, os invisíveis. Você não se elegeu por vaidade ou para tirar vantagens, e sim pela empatia, por amor. E tudo o que você faz é muito nobre”, disse o senador sergipano. “Parabéns por tudo que você tem feito pelos irmãos do mundo que estão na Espanha em busca de um futuro melhor”.

O líder do PT no Senado desejou que, passada esta fase mais crítica da pandemia da Covid-19, os dois parlamentares possam se encontrar, e organizar uma agenda de atuação conjunta, como a defesa da democracia no Brasil: “Fora Bolsonaro se tornou universal na luta contra o fascismo, o racismo e as desigualdades sociais. Todos que têm empatia pelo Brasil clamam por socorro aos nosso povo que sofre nas mãos de um presidente que não tem compromisso com a vida.”

Como brasileira e nordestina, Maria Dantas acompanha de perto a política nacional, e tem se manifestado em suas redes contra a gestão de Jair Bolsonaro.

Carta Aberta aos parlamentares da União Europeia

Ao final da conversa, Maria Dantas mandou um recado para quem assistia a live de 50 minutos, e afirmou que há luta antifascista e antirracista na diáspora brasileira. Segundo ela, brasileiros e brasileiras no exterior estão atentos ao que se passa no Brasil. “Estou usando este espaço, como deputada de um país membro da União Europeia, e sendo brasileira, para enviar uma Carta Aberta aos meus pares, onde peço que salvemos o Brasil do governo genocida de Bolsonaro, em defesa do Estado de direito e da democracia brasileira e pela continuação das estruturas republicanas do Brasil”, afirmou Maria. A deputada contou que está colhendo as assinaturas e que a Carta será entregue ao Comissário Europeu e aos parlamentares dos 27 estados membros da Comunidade Europeia.

Rogério Carvalho sugeriu à deputada que encaminhe a Carta Aberta também aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como para os líderes partidários de ambas as Casas, para que o Congresso Nacional tenha conhecimento desta importante iniciativa. E elogiou a atuação da parlamentar, ao afirmar que Maria honra o povo brasileiro e sergipano.

Saudade do cuscuz de Sergipe

Ao se despedir, a deputada europeia agradeceu o convite feito por seu conterrâneo para participar da live, e disse que espera a visita do senador, assim que as fronteiras se abrirem. O senador fez uma promessa, ao ouvir de Maria Dantas a saudade do cuscuz com leite de sua terra natal. “Quando eu for aí, vou levar na minha mala uma cuscuzeira e uma farinha de milho para fazer um cuscuz pra você”, prometeu carinhosamente Carvalho.

To top