Parlamento Latino-Americano analisa situação política no Paraguai

O Conselho de Administração do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) está reunido em Cuenca, no Equador para analisar a situação política no Paraguai. Nesta sexta-feira (03/08), os representantes de 23 países da região que compõem o Parlatino discutirão o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho, e o novo governo do presidente Federico Franco.  

A crise desencadeada com a deposição de Lugo levou o Mercosul e a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) a suspender, temporariamente, o Paraguai. No próximo dia 22, a Organização dos Estados Americanos (OEA) discute a situação do país.

Há a expectativa que uma das delegações apresente ao Parlatino a proposta de suspensão do Paraguai do órgão. Se ocorrer a sugestão, ela deve ser aprovada pelos presentes na forma de resolução. Porém, especialistas consideram improvável que o debate ocorra antes de novembro, quando uma reunião plenária já agendada.

Os líderes políticos latino-americanos consideraram que houve uma violação à ordem democrática durante o processo político no Paraguai, pelo rito sumário do processo de impeachment de Lugo. As autoridades paraguaias, porém, alegam que o processo seguiu o que determina a Constituição do país.

Agência Brasil

To top