Em reunião na noite de terça (3), presidentes e líderes de cinco partidos (PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL) decidiram lançar um manifesto convocando a formação de uma Frente Democrática, de partidos, entidades e movimentos, em nível nacional.
A Frente defenderá as liberdades democráticas e a realização de eleições livres, denunciará a intolerância, a violência política e a revogação de direitos, além de defender a soberania nacional e o patrimônio do país. O manifesto será divulgado nas próximas semanas.
“Não podemos assistir inertes aos que vem acontecendo com nosso país, a escalada da violência política com o assassinato de Marielle e Anderson e os ataques a tiros à caravana de Lula”, disse a senadora Gleisi Hoffmann, presidenta do PT.
A proposta da Frente Democrática é mais um desdobramento do diálogo entre os partidos de centro-esquerda, retomado desde segundo semestre do ano passado.
Além de Gleisi Hoffmann, participaram da reunião de terça, na sede do PSB, os presidentes e presidentas do PSB, Carlos Siqueira, do PDT, Carlos Lupi, do PCdoB, Luciana Santos, e do PSOL, Juliano Medeiros.