Patrulha Maria da Penha Rural vai levar mais segurança às mulheres do Campo

Patrulha Maria da Penha Rural vai levar mais segurança às mulheres do Campo

Eleonora Menicucci: compromisso com as MargaridasAtendendo à reivindicação da Marcha das Margaridas – mobilização das trabalhadoras rurais—, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) publicou a portaria que autoriza a criação da Patrulha Maria da Penha Rural, que vai reforçar o combate à violência doméstica contra as mulheres do campo.

 

A ministra da SPM, Eleonora Menicucci, que este ano participou da Marcha das Margaridas, explica que, sob a liderança de sua pasta, vários ministérios participarão de um grupo de trabalho para definir a entrada da patrulha na área rural para prevenir a violência e proteger as mulheres contra a violência doméstica e sexual. Essas patrulhas serão diárias e passarão por lugares onde há indícios de violência. Também vai controlar se a medida protetiva, expedida a uma mulher, determinada por um juiz, está sendo eficiente. “A patrulha, ligada à guarda de polícia municipal, é constante e diária e tem papel preventivo. Ela vê que tem situação de violência, acolhe a mulher e prende o agressor. As mulheres, os homens e a sociedade verão nela uma medida de segurança”, afirmou Menicucci.

Ainda de acordo com a ministra, a patrulha é preventiva, porque a presença dela nas ruas intimida os agressores. “A polícia rondando aquela área demonstra segurança, mostra que as mulheres daquele lugar estão seguras.”

A patrulha Maria da Penha Rural será composta por policiais mulheres, especializadas no atendimento a vítimas de violência doméstica e sexual. Além da Secretaria de Política para as Mulheres, o grupo será composto por representantes da Marcha das Margaridas, do Ministério da Justiça e Ministério da Saúde.

“Mulheres da área rural agora terão mais um instrumento a favor da liberdade de ir e vir no mundo rural e de viver sem violência.”

Fonte: Portal Brasil

 

 

To top