Luta continua

Rocha lamenta morte de frei que defendia camponeses no Pará

“É nosso papel – em memória do Frei Henri – denunciar e lutar contra esse quadro que envergonha o país”, diz o senador Paulo Rocha
Rocha lamenta morte de frei que defendia camponeses no Pará

Foto: Alessandro Dantas

O senador Paulo Rocha (PT/PA) lamentou, nesta terça-feira, 28, a morte do humanista Henri Roziers, frei dominicano francês, de 87 anos. Segundo o senador, o frei dedicou parte de sua vida defendendo os camponeses no sul do Pará, na região conhecida como Bico do Papagaio. A luta pela terra é responsável por grande parte dos conflitos entre o latifúndio, agricultores e a igreja, gerando muita violência e morte no campo.

O senador Paulo Rocha lembrou que Frei Henri atuou como advogado e religioso em defesa das vítimas da violência do latifúndio e do trabalho escravo. “Foi o Henri quem me assessorou e fez com que eu me transformasse aqui, na época, como deputado federal, no autor da Lei de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil”. O trabalho conjunto também resultou na PEC que confisca as terras onde houver trabalho escravo.

Ele requereu um voto de pesar lembrando que apesar de nascido em Paris, e de sua origem aristocrática, Frei Henri sempre se pautou pelo respeito aos excluídos de todo o mundo e em especial, pela Amazônia e pelo estado do Pará. “É nosso papel – em memória do Frei Henri – denunciar e lutar contra esse quadro que envergonha o país”.

To top