Paulo Rocha

Senador nas redes: Site | Facebook | Twitter | Instagram

Paulo Rocha, eleito senador pelo Pará em 2014 com mais de 1,5 milhão de votos, traz a marca de negociador em seu perfil. Durante os cinco mandatos exercidos na Câmara dos Deputados, foi líder da bancada do PT e presidente das comissões do Trabalho e da Amazônia. Aos 65 anos, o sindicalista nascido no município de Terra Alta, no nordeste paraense, tem formação em artes gráficas pela Escola Salesiana do Trabalho.

Desde 1º de fevereiro de 2015, quando assumiu o mandato no Senado, Paulo Rocha tem entre as suas prioridades a defesa do desenvolvimento sustentável na Amazônia, que passa pelo investimento em ciência, tecnologia e inovação capaz de gerar conhecimento, a partir da biodiversidade regional.

Enquanto deputado, foi autor de nove propostas que posteriormente se tornaram leis que beneficiam os trabalhadores. Entre elas, participou da criação da legislação que instituiu o seguro-defeso, que assegura um salário mínimo, por quatro meses, ao pescador artesanal durante o período de reprodução de crustáceos e peixes. Foi também um dos autores do projeto de lei que regulamentou a profissão dos Agentes Comunitários de Saúde, além da lei que combate o trabalho escravo – um dos mais graves problemas sociais da Amazônia.

Na Câmara dos Deputados, Paulo Rocha foi um dos principais interlocutores do Legislativo com o governo Lula, sendo coordenador da bancada do Pará e da Amazônia. Foi a favor de grandes projetos que beneficiam o Norte do Brasil, como a dos elevadores hidráulicos (conhecidas como eclusas) para transpor a barragem da hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins – uma das mais importantes obras do governo do presidente Lula.

Filho de pai lavrador e mãe professora primária, começou a trabalhar desde cedo, ajudando a cuidar dos 16 irmãos. Durante a adolescência, formou-se na Escola Salesiana do Trabalho, no bairro de Sacramenta, em Belém, a capital paraense. Morou na escola durante dez anos, onde se tornou instrutor de arte gráfica. Tipógrafo, impressor e laboratorista, imprimiu na Escola Salesiana panfletos e jornais alternativos contra a ditadura militar, chegando a ser perseguido e preso por 12 horas pela Polícia Federal.

Paulo Rocha foi ainda líder do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas e ajudou a fundar o PT e Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Pará, sendo o primeiro presidente da entidade no estado. Em 1990, foi eleito deputado federal pela primeira vez, com votos em todos os municípios paraenses. Exerceu cinco mandatos consecutivos na Câmara Federal e presidiu várias comissões temáticas, incluindo a Comissão da Amazônia.

Assumiu a liderança da bancada do PT no Senado em 2016 e em 2021.

Fale com o senador
Senado Federal – Ala Senador Teotônio Vilela Gabinete 8
Telefone: (61) 3303-3800 – Fax: (61) 3303-3964
E-mail: [email protected]

To top