Mobilização popular

Pelo direito à moradia digna; contra a violência policial

Pelo direito à moradia digna; contra a violência policial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A bancada do PT e de Oposição no Senado Federal consideram de extrema gravidade a ação policial do Governo de Pernambuco, ocorrida na tarde dessa terça-feira (21), no Recife, que resultou em feridos e prisões ilegais de companheiras e companheiros do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST).

No exercício constitucional da liberdade de manifestação, os integrantes do MTST protestavam pelo legítimo direito à moradia digna quando foram alvos da ação da Polícia Militar daquele Estado.

Entre os presos, encontra-se, inclusive, um advogado ligado aos movimentos sociais.

É absolutamente lamentável que num Estado onde os índices de criminalidade são tão alarmantes, o efetivo policial seja empregado com avidez não para combater a violência e proteger os cidadãos, mas para reprimir, de forma descabida, liberdades e garantias individuais e coletivas resguardadas pela Constituição.

A bancada do PT externa seu repúdio a esse triste episódio e apela às autoridades pernambucanas para que soltem, imediatamente, as cidadãs e os cidadãos arbitrariamente presos e preste a assistência adequada àqueles que foram vítimas da agressiva ação de sua polícia.

O direito à moradia é uma conquista do povo brasileiro que, nos últimos anos, foi contemplada pelas ações do governo federal, em especial pelo Minha Casa Minha Vida. Garantir um teto para os brasileiros e brasileiras viverem com suas famílias é, antes de mais nada, um dever do Estado, e não um “crime” a ser reprimido.

A nova ação, agora da polícia pernambucana, soma-se à série de eventos repressivos que se acumulam contra o povo, seus líderes e suas entidades. A truculência é uma característica das ditaduras que deve ser combatida em todas as instâncias, nas ruas e no Parlamento.

Pelo direito à moradia digna.
Nenhum direito a menos!

Gleisi Hoffmann (PR), líder do PT
Humberto Costa (PE), líder da Oposição

Reprodução autorizada mediante citação do site PT no Senado

To top