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Perguntas essenciais sobre a Petrobras e o preço da gasolina

De quem é a culpa pelo aumento da gasolina, do diesel e do gás de cozinha? E o que pode ser feito para mudar isso?
Perguntas essenciais sobre a Petrobras e o preço da gasolina

Foto: Agência PT

Os brasileiros nunca pagaram tão caro pela gasolina e pelo diesel e gás de cozinha. Elaboramos um tira-dúvidas para que você saiba por que isso está acontecendo.

A Petrobrás é culpada pelo alto preço da gasolina e do diesel?

Não. A Petrobrás é uma empresa pública que existe desde 1953, e nunca o Brasil tinha visto um preço tão alto da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. A culpa na verdade é do atual governo, que é quem decide como a Petrobrás vai agir.

Como assim? Quem é o dono da Petrobrás?

A Petrobrás é uma empresa pública, então seu principal dono é a população do país, por meio do Estado brasileiro. Algumas pessoas podem comprar uma parte dela em formas de ações, mas os principais donos são os brasileiros.

Por isso que, quando alguém é eleito presidente do Brasil, essa pessoa se torna responsável pela Petrobrás. Ou seja, passa a decidir o que a empresa vai fazer.

Então, por que a gasolina, o diesel e o gás estão tão caros?

Porque a direção escolhida por Jair Bolsonaro pratica uma coisa chamada PPI (preço por paridade de importação), adotada só a partir do governo Temer. Com o PPI, sempre que o combustível fica mais caro lá fora, a Petrobrás sobe o preço aqui dentro.

Isso faz a empresa ter lucro e aqueles poucos acionistas ganharem dinheiro. Mas a população sofre muito com os altos preços (clique aqui para ler mais sobre o PPI).

E a guerra na Ucrânia, não é culpada?

Também não. A guerra, de fato, subiu o preço do petróleo lá fora. Mas, se o governo não adotasse o PPI, esse aumento não precisava ser repassado para os brasileiros. Afinal, a Petrobrás consegue pegar petróleo aqui mesmo no Brasil e fabrica gasolina aqui mesmo.

E por que dizem que, se o PPI acabar, vai faltar gasolina?

Na verdade, o governo não está produzindo gasolina suficiente no Brasil porque parou de construir refinarias (fábricas de gasolina) e diminuiu a produção das que já existem porque quer vendê-las.

Junto com isso, o governo passou a incentivar a importação de gasolina, que depende do PPI para dar lucro. Por isso diz que, sem o PPI, a importação vai acabar e vai faltar gasolina.

Confira a íntegra da matéria

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