Dallagnol por Dallagnol

Perícia atesta áudio com Deltan comemorando censura à Lula

Análise contratada pela Folha comparou gravação com vídeo do procurador para confirmar a compatibilidade da voz e não encontrou nenhum indício de edição
:: Agência PT de Notícias26 de julho de 2019 18:35

Perícia atesta áudio com Deltan comemorando censura à Lula

:: Agência PT de Notícias26 de julho de 2019

Nesta sexta-feira (26), perícia realizada pelo Instituto Brasileiro de Peritos (IBP) revelou que oáudio de Deltan Dallagnol divulgado pelo The Intercept no dia 9 de julho é autêntico. Na mensagem de voz, o procurador comemora decisão do ministro Luiz Fux (STF) ao proibir que Lula concedesse entrevista pouco antes do início das eleições presidenciais. Na ocasião, Dallagnol disse que era “uma notícia boa”. A periciacontratada pela Folha de S. Paulo, não encontrou indícios de cortes, inserções ou modificações.

 

A confirmação de autenticidade do áudio encerra qualquer dúvida sobre a veracidade das mensagens divulgadas pelo jornalista Glenn Greenwald. A perícia se baseou em métodos de fonoaudiologia forense, e relatou semelhança entre a voz do áudio divulgado e a voz do procurador em vídeo publicado no Youtube. Analisando parâmetros técnicos, os peritos verificaram a compatibilidade dos dois trechos. O relatório da perícia é assinado por diversos especialistas em fonoaudiologia, além de doutores e engenheiros.

Leia a matéria na íntegra.

 

Leia também