Pescadores baianos recebem auxílio da tecnologia

Segundo Pinheiro, a iniciativa melhora a produtividade renda do trabalhador.

:: Da redação15 de março de 2013 20:34

Pescadores baianos recebem auxílio da tecnologia

:: Da redação15 de março de 2013

Cerca de 1.500 pessoas da comunidade de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, estão sendo beneficiadas com o desenvolvimento do projeto “Pescando com Redes 3G”. A terceira etapa da iniciativa foi lançada nesta sexta-feira (15), num ato que contou com a participação do senador Walter Pinheiro (PT-BA), quando foi inaugurado o Centro de Educação e Inovação Tecnológica da Comunidade, fruto de uma parceria entre a Fundação Telefônica Vivo, a Qualcomm, a Prefeitura do município e Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID).

Segundo Pinheiro, desde agosto de 2010, o projeto tem levado a tecnologia como aliada ao trabalho dos pescadores e mariscultores, a partir do uso de tecnologia. “Com isso, eles passaram a ter acesso, por exemplo, ao serviço de meteorologia, GPS, softwares de gestão e podem vender seus produtos através do site criado pelo projeto”, descreveu Pinheiro, que também vem contribuindo com o desenvolvimento da iniciativa. Além disso, ele destaca que o uso dos aplicativos através de tablets auxilia no cultivo de ostras, a partir do monitoramento da salinidade e PH da água, da biometria das ostras e da manutenção de um banco de dados.

De acordo com o superintendente de Pesca do município, Claudio Xêpa, o projeto têm contribuído para elevar a renda das comunidades. “Com a possibilidade de fazer a gestão das despesas e da receita, os pescadores ganharam condições de monitorar seu trabalho e saber mais detalhadamente como está o desempenho da sua embarcação”, disse, destacando que hoje a comunidade possui 15 embarcações. Ele destaca que nesta terceira fase do projeto, o foco será na capacitação de aproximadamente 50 jovens no centro inaugurado hoje.

Assessoria de imprensa do senador Walter Pinheiro

Leia mais:

Brasil tem condições de ser potência no mercado mundial de pescado

Pescadores terão assistência integral pelo SUS

Leia também