Compromisso com a transparência

Pesquisa aponta PT como partido mais transparente do País

PSL não cumpriu nenhum requisito da pesquisa organizada por grupo de cientistas políticos
Pesquisa aponta PT como partido mais transparente do País

Foto: Imagem

O Partido dos Trabalhadores e o Novo ficaram nas duas primeiras colocações do ranking de transparência feito pelo Movimento de Transparência Partidária, organizado pelos cientistas políticos Marcelo Issa (PUC) e Humberto Dantas (USP), e pela administradora Victoria Gandolfi (FGV), que coordenou o trabalho. O Partido Social Liberal (PSL) ficou em último lugar.

Os dados da pesquisa vêm sendo reunidos desde dezembro do ano passado. Em uma escala de zero a dez em transparência, o PSL aparece com zero. Ao seu lado está o PCO, com a mesma nota. O Novo aparece com nota 2,5 e o PT, com 1,38.

Os pesquisadores observaram a divulgação de dados de contabilidade – receitas, despesas, patrimônio; membros do partido – relação de nomes, CPF, data de filiação, atuação no setor público; procedimentos internos – regimento, critérios para distribuição de recursos, comitê de ética; e estrutura partidária – órgãos de decisão, entidades apoiadoras, fornecedores.

Os pesquisadores não consideraram as informações sobre os partidos que são divulgadas na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Entendemos que a função do TSE é fazer controle, fiscalização. O que a gente mede é outra coisa: o compromisso do partido com a transparência”, explicou o cientista político Marcelo Issa ao jornal Valor Econômico.

Confira a íntegra da matéria

To top