Pesquisa aponta queda (leve) da inadimplência em junho

Pelo segundo mês consecutivo, salta a evidência de que prazos menores contribuem para pagamento em dia dos financiamentos contraídos.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional dos Diretores Lojistas (CNDL) apresentaram, nesta sexta-feira, pesquisa que aponta leva queda na taxa de inadimplência – de 0,27%, com relação a junho passado – mantendo tendência assinalada nos últimos meses. No semestre, o recuo é maior: 0,09%, o que indica estabilidade da maioria dos consumidores com seus compromissos.

Mesmo com a queda modesta de percentuais,os economistas responsáveis pelo levantamento comemoram. Principalmente, porque os números mostram que a maioria dos consumidores estão com as contas em dia, esvaziando a ansiedade que ameaça se espalhar para outros setores, dificultando a assinatura de novos contratos de financiamento. “A razão para essa queda da inadimplência é que as contas com prazos mais curtos tendem a ser pagas com mais facilidade”, reforça o consultor da CNDl/SPC Brasil, Nelson Barrizzelli.

Mas o consumidor continua ressabiado, evitando novos empréstimos. Segundo a  CNDL e o SPC, houve queda de 2,8%. As consultas sobre cheques e fichas cadastrais caíram 2,8%,  em junho de 2012, mas mantêm-se positivas no semestre, com  alta de 3,7%

A pesquisa inclui os movimentos de grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito, que respondem por 20% do total.

To top