Retomada

Petrobras resgata seu papel de protagonista no apoio à cultura, por Jean Paul Prates

“Vemos a cultura como alavanca de desenvolvimento, com efeito multiplicador sobre a economia e benefícios para a sociedade”, diz texto assinado pelo presidente da Petrobras

Mauro Pimenta

Petrobras resgata seu papel de protagonista no apoio à cultura, por Jean Paul Prates

"Estamos recolocando o apoio da Petrobras à cultura no lugar de importância de onde nunca deveria ter saído", aponta Prates

Em 2023 a Petrobras comemorou 70 anos e nossa mensagem ao povo brasileiro foi a de que o Brasil é a nossa energia. Temos uma força de trabalho multifacetada, oriunda dos quatro cantos do País, trazendo consigo sua cultura, costumes e sotaques. Essa diversidade nos enriquece, e queremos devolver à sociedade contribuindo com a cultura.

É impossível dissociar nosso país de sua música, de sua arte ou de suas festividades. É a cultura que molda nossa identidade, que conecta nosso povo, que resgata nossas origens e que projeta o País para o mundo.

Movida por esse propósito, desde 2023 a Petrobras vem resgatando seu papel de protagonista no apoio à cultura brasileira. Vamos lançar a maior seleção pública do Programa Petrobras Cultural já realizada. Queremos selecionar projetos de Norte a Sul do País.

A seleção será apoiada em quatro eixos temáticos. O primeiro, Ícones da Cultura Brasileira, abrange iniciativas de grande porte, com forte apelo popular. Casos exemplares são o Teatro Municipal do Rio e o Grupo Galpão, que já patrocinamos. O segundo eixo, Cinema e Cultura Digital, marca nosso retorno ao audiovisual, também avançando rumo aos novos formatos digitais. O terceiro eixo consiste em Produção e Circulação, que abrange o apoio à criação, produção e apresentações de música, dança, teatro e artes visuais. O último eixo, Festivais e Festas Populares, inclui mostras e eventos com perfil de conectar realizadores e públicos de todos os segmentos artísticos.

Estaremos atentos a iniciativas que promovam a inclusão de grupos sub-representados, como negros, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres e pessoas com deficiência (PcD), refletindo a diversidade do nosso povo.

Vemos a cultura também como alavanca de desenvolvimento, com efeito multiplicador sobre a economia e benefícios para a sociedade. Cada real investido em apoio à cultura traz R$ 1,59 de retorno para a economia do País – segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) para avaliar o impacto da Lei Rouanet. É imprescindível que o Brasil apoie esse instrumento capaz de multiplicar benefícios sociais, gerar novas oportunidades, divisas e empregos.

Estamos recolocando o apoio da Petrobras à cultura no lugar de importância de onde nunca deveria ter saído. A Petrobras possui uma longeva história de parceria ao setor, por meio do Programa Petrobras Cultural, e vamos garantir que assim seguiremos: investindo, criando, produzindo e evoluindo.

Artigo de Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
Originalmente publicado no O Estado de S. Paulo

To top