Piauí tem curso técnico para comunidade terapêutica

Senador Wellington Dias destacou a qualificação profissional de cerca de 40 jovens que ali realizam o tratamento.

O senador Wellington Dias (PT/PI) presenciou mais um passo importante do estado do Piauí rumo à inclusão social. O Estado inova ao iniciar, nesta segunda-feira (12/03), o primeiro curso Técnico em Administração dentro de uma comunidade terapêutica para dependentes químicos.

Trata-se de curso na modalidade à distância e é resultante de uma parceria entre a Fazenda da Paz, a Seduc (Secretaria de Educação e Cultura) e o Instituto Federal de Paraná. O objetivo é trabalhar a qualificação profissional de cerca de 40 jovens que ali realizam o tratamento.

O curso funciona na Comunidade Luz e Vida, no bairro Cacimba Velha, e disponibiliza a jovens que ali realizam o tratamento a oportunidade de qualificação e profissionalização para a reinserção no mercado de trabalho. Foi o que destacou o senador Wellington Dias ao falar do trabalho realizado pela Fazenda da Paz.

“Vejo aqui o resultado de uma construção de muitas mãos. E aqui são realizadas inúmeras atividades com vistas à reinserção social: terapias ocupacionais, regramentos para a garantia do tratamento, atividades diversas como a produção de cajuína, o trabalho na horta, a prática esportiva, dentre outras que agora passam a contar com a educação profissionalizante”, destaca.

De acordo com Célio Luiz, diretor geral da Fazenda da Paz, a ideia é oferecer qualificação para os jovens que realizam o tratamento naquela comunidade. “Ao final do curso, os alunos estarão habilitados como técnicos de nível médio para atuar na área administrativa. A parceria vai ajudar a inserir o dependente químico no mercado de trabalho”, informou.

O curso técnico de Administração terá duração de dois anos e ao final do curso, os alunos estarão habilitados como técnicos de nível médio para atuar na área administrativa.

Participaram ainda da aula inaugural a deputada estadual Rejane Dias, que integra a Frente Parlamentar de Públicas sobre Álcool e outras Drogas, da Assembléia Legislativa do Piauí, o secretário Francisco Guedes da Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania), deputado Merlong Solano, dentre outros, representantes do Ministério Público e da Secretaria de Educação, dentre outras.

Assessoria de Imprensa do senador Wellington Dias

To top