PIB mensal do Banco Central cai menos que a previsão do mercado

Os consultores do mercado financeiro erraram nas previsões de queda no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IB-Br) em fevereiro em relação ao mês anterior. Em vez de retração em torno de 1%, o que se viu foi, de fato, uma queda, mas bem menor: 0,52%. O índice foi informado na manhã desta sexta-feira (12), pela autoridade monetária. As projeções indicavam redução de até 1,2%. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia – serviços, indústria e agropecuária.

Sem os ajustes sazonais, o IBC-Br mostrou queda de 3,13% em fevereiro, também na comparação com janeiro. O BC revisou o IBC-Br de janeiro para alta de 1,42% ante dezembro, uma variação maior que a informada no mês passado, de 1,29%, sempre considerado o ajuste sazonal.

A série sem ajuste sazonal, mais adequada à comparação de períodos iguais do ano, mostra que, na comparação dos meses de fevereiro de 2012 e de 2013, o índice apurado pelo BC na tentativa de antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB) subiu 0,44%.

Já o IBC-Br médio de 12 meses acumulados em fevereiro aumentou 0,87% quando comparados os períodos terminados em fevereiro deste ano e em fevereiro de 2012. No acumulado do ano, houve aumento de 2,14% ante o mesmo período em 2012.

Com informações de agências online

To top