Pimentel analisa os prejuízos da reforma da Previdência

Pimentel analisa os prejuízos da reforma da Previdência

Imagem: Divulgação

Os prejuízos que serão causados pela reforma da Previdência Social, encaminhada pelo governo do presidente Michel Temer ao Congresso Nacional, foram apontados pelo senador José Pimentel (PT-CE), na noite de terça-feira (24/1), em Fortaleza. Pimentel participou do programa “Bate Papo” com o vereador da capital cearense, Guilherme Sampaio (PT).

Segundo Pimentel, a mudança nas regras para concessão dos benefícios previdenciários é um grave retrocesso para o estado de bem-estar social e para os direitos sociais dos brasileiros, especialmente dos mais pobres. “A razão de ser de um estado democrático de direito com inclusão social é proteger bem a população. E a Previdência Social protege a vida do cidadão desde o seu nascimento até a morte. Portanto, não podemos permitir a desarticulação da política pública de maior abrangência no Brasil”, afirmou.

Para o senador, que foi ministro da Previdência Social durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a proposta resultará em prejuízos para todos os segurados da previdência, homens e mulheres, do setor público e privado, urbanos e rurais. “Todos perdem com essa reforma. Mas perdem, especialmente, as mulheres, os professores, os trabalhadores rurais e os brasileiros que recebem os benefícios assistenciais”, destacou.

Entre os maiores prejuízos, Pimentel destacou a idade mínima de aposentadoria de 65 anos, o prazo mínimo de contribuição de 25 anos, a desvinculação dos benefícios previdenciários do salário mínimo, além das alterações nas regras da pensão por morte. “O objetivo do governo Temer é reduzir todos os benefícios, prejudicando os mais pobres, para, mais uma vez, beneficiar os mais ricos”, considerou.

Assessoria do senador José Pimentel

To top