Pimentel aponta avanço da regularização fundiária no Ceará

Mais de 26 mil títulos de propriedade para agricultores familiares foram distribuídos pelo governo. Medida facilita obtenção de crédito

Em discurso na tribuna do Senado na tarde desta terça-feira (21/08), o líder do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE) comemorou a solenidade realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de entrega de 26.116 títulos de propriedade rural de 14 municípios cearenses. Com a titulação da terra, um ato de cidadania, os agricultores passam a ter maior acesso aos financiamentos da safra, pelo Programa de Agricultura Familiar (Pronaf), benefícios assistenciais e previdenciários. “A falta de títulos dificultava o acesso desses pequenos proprietários de terra ao Pronaf.  A iniciativa é fruto de uma ação integrada do Governo Federal com os governos estaduais e municipais”, afirmou.

Pimentel  disse que a regularização fundiária teve impulso por decisão do ex-presidente Lula que reconhece as dificuldades diárias do pequeno produtor e proprietário de uma pequena área. A regularização das propriedades beneficia porque facilita o acesso ao crédito e à assistência técnica. Mas a comodidade é sentida na prática já que o produtor, quando vai requerer um benefício da Previdência Social, não precisa levar um “saco” de documentos. “Basta que ele leve a escritura da terra. Para obter a licença saúde, a licença maternidade ou mesmo a aposentadoria, a comprovação é a escritura”.

O Programa de Regularização Fundiária lançado pelo ex-presidente Lula, explicou Pimentel, arca com os custos do cartório, enquanto os governos estaduais fornecem mão de obra especializada na área de agrimensura e o governo municipal dá auxílio com o sistema de transporte. “Essa parceria do pacto federativo permitiu que já em janeiro de 2010 nós tivéssemos 5.319 milhões de micro e pequenos proprietários rurais da agricultura familiar com a escritura regularizada. Particularmente nas regiões Norte e Nordeste, nós tínhamos um conjunto de pequenos proprietários que não têm condições de pagar as custas cartoriais para regularizar a sua terra”, disse.

Ao iniciar seu discurso, o líder do Governo no Congresso chamou atenção para o lançamento ocorrido ontem no município de Morada Nova, no interior do Ceará, do Programa Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, no valor de R$ 960 milhões que serão investidos no custeio e no financiamento da agricultura familiar. Desse valor, R$ 750 milhões serão direcionados ao investimento.  Segundo Pimentel, em muitos casos os juros das operações serão negativos, já que a taxa de juro é de 1% ao ano e a inflação prevista para o ano que vem situa-se no centro da meta do Banco Central que é de 4,5%.

Marcello Antunes

Confira discurso na íntegra do líder do PT no Congresso, José Pimentel (PT-CE)

To top