O senador também ressaltou a importância do Plano Brasil Maior para enfrentar a crise econômica.
O senador José Pimentel (PT-CE), em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (19/12), manifestou otimismo em relação à possibilidade de o Congresso Nacional aprovar nesta terça-feira (20/12) o Plano Plurianual (PPA) 2012 – 2015, que tornará possível a execução de projetos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Pimentel disse que sua expectativa é que o Orçamento para 2012 seja votado até quinta-feira (22/12), sinalizando a previsão do governo de crescimento de 5% para o País no ano que vem.
“Temos no Plano Plurianual e no Orçamento de 2012 um grande compromisso para erradicarmos a miséria no Brasil, uma chaga que o País leva há mais de 500 anos. É chegada a hora da superação”, disse Pimentel.
O senador ressaltou, também, a importância de planos para o enfrentamento da crise econômica internacional, em especial o Plano Brasil Maior, aprovado em novembro pelo Senado. Entre as medidas destacadas pelo senador estão a desoneração tributária de setores da indústria, a qualificação de trabalhadores e o estímulo às pequenas empresas.
Pimentel ressaltou o fato de o Brasil estar encerrando o ano com um conjunto de ações destinadas a fortalecer a economia, garantindo solidez e estabilidade, o que permitirá o enfrentamento da crise econômica que atinge as economias centrais “com o menor sofrimento possível”.
A expectativa é votar nesta terça-feira (20/12), no Congresso Nacional, o Plano Plurianual (PPA). Na quarta-feira (21/12), em horário a ser definido, deve acontecer a votação do Orçamento de 2012 no plenário da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) e, no dia seguinte, quando acontece a última sessão legislativa deste ano, votar o orçamento no Congresso Nacional.
Confira o relatório do Orçamento 2012
Agência Senado
Leia mais
Relatório final do PPA deve ser votado na próxima quarta-feira