Pimentel: Brasil está próximo de fechar acordo automotivo com México

Brasil e México estão na iminência de fechar a revisão do acordo automotivo entre os dois países, informou nesta quinta-feira, em Pernambuco, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. “Estamos finalizando um entendimento que será bom tanto para brasileiros quanto para mexicanos”, assegurou o ministro, após participar, a convite do governador Eduardo Campos, da inauguração de uma fábrica de vidros planos que irá atender ao complexo automotivo pernambucano.

Fernando Pimentel sustentou que o entendimento passa pelo estabelecimento de cotas móveis de exportação dos veículos fabricados no México para o Brasil. Por esta fórmula, que poderia valer já neste ano, os mexicanos se comprometeriam a limitar suas exportações à média do valor exportado nos três anos anteriores. Assim, em 2012, o número de veículos vendidos ao Brasil corresponderia à média observada em 2009, 2010 e 2011 – e, assim, sucessivamente.

As negociações chegaram a este estágio após a viagem oficial do ministro Fernando Pimentel e do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ao México, nesta quarta-feira. Os dois ministros brasileiros discutiram a revisão do acordo com suas contrapartes mexicanas, o ministro da Economia, Bruno Ferrari, e a ministra das Relações Exteriores, Patricia Espinosa. Com agenda no Brasil, Pimentel retornou ao país na noite de ontem (tarde no México). O ministro Patriota permaneceu em solo mexicano para acertar os detalhes finais do acordo, que incluem ainda as discussões sobre possível elevação do índice de conteúdo regional.

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198

[email protected]

Redes Sociais:

www.twitter.com/mdicgovbr

www.facebook.com/mdic.gov

www.youtube.com/user/MdicGovBr

To top