Pimentel destaca importância de banco para países do Brics

A instituição financeira, nos moldes do BNDES, estimulará o crescimento econômico desses países.

Pimentel destaca importância de banco para países do Brics

O líder do Governo no Congresso Nacional, José Pimentel (PT/CE), apoia a proposta de criação de um banco de desenvolvimento, nos moldes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), específico para a região do Brics – grupo de países emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O senador afirmou nesta terça-feira (29/05) que a criação de um banco nesses moldes vai “facilitar os investimentos, garantir a infraestrutura nesses países e, ao mesmo tempo, permitir o crescimento razoável, comparando com as outras economias.”

Pimentel destacou a importância da medida, já que o crescimento econômico do mundo tem nos países do Brics os seus grandes alavancadores, principalmente após a crise econômica dos Estados Unidos, em 2008, e que permeia a economia européia neste ano. “Para que esse processo continue em crescimento é importante que se crie esse instrumento de crédito que teria como papel inicial recursos do Brasil, da Rússia, da China e da Índia, e, posteriormente, contaria com a participação da África do Sul, como uma forma de somar essa grande economia”, concluiu.

A criação do banco de desenvolvimento do Brics foi aprovada na 4ª Cúpula do Brics, realizada em Nova Delhi, na Índia, em março deste ano. A presidenta da República Dilma Rousseff participou da reunião e apóia a proposta.

Assessoria de Imprensa do senador José Pimentel

Foto: Victor Soares

To top