Mobilização popular

Pimentel realiza palestra sobre reforma da Previdência

Senador falará sobre a situação política do país e a necessidade de paralisação das reformas no Congresso Nacional
Pimentel realiza palestra sobre reforma da Previdência

Foto: Alessandro Dantas

Os municípios cearenses de Pacajus e Ibaretama recebem o senador José Pimentel (PT-CE), neste sábado (8/7). O senador realizará palestra sobre “O Desmonte da Previdência Social e os Impactos na Vida das Pessoas”. Em Pacajus, Pimentel fala às 9h; em Ibaretama, às 15h.

Nas visitas aos municípios, Pimentel apresenta dados sobre a conjuntura política do país e sobre os pontos críticos da PEC 287/2016, que podem alterar drasticamente as atuais regras do sistema previdenciário. São muitos os aspectos negativos da reforma. Por exemplo: com a mudança, o homem terá que ter, no mínimo, 65 anos de idade e a mulher 62, para ter o direito de se aposentar. Quando alcançarem essa idade, terão que comprovar que contribuíram com a Previdência por, no mínimo, 25 anos. E mais, para ter o direito ao benefício integral, o tempo de contribuição ao INSS sobe para 40 anos.

Um outro exemplo: atualmente, professoras da rede pública podem se aposentar quando chegam aos 50 anos de idade. A reforma exigirá mais 10 anos de trabalho, obrigando a professora do ensino básico a permanecer no mercado até os 60 anos de idade. E mais, aliada a reforma trabalhista, a aposentadoria vai ficar cada vez mais distante das trabalhadoras e trabalhadores, principalmente dos que trabalham em empresas privadas, devido ao alto o índice de rotatividade.

O senador Pimentel atua no Congresso Nacional contra as propostas do governo, que retiram direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. A reforma trabalhista pode ir ao plenário do Senado Federal na próxima semana e a da Previdência continua na Câmara dos Deputados, onde aguarda votação no plenário da Casa.

Agenda

Sábado (8/7)

– Pacajus
Hora: 9h
Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pacajus – Rua Tabelião José Gama Filho s/n – Centro

– Ibaretama

Hora: 15h
Local: Convento das Irmãs – Rua Neto Brasilino, s/n – Centro

To top