Pimentel recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

A homenagem foi proposta pelos deputados distritais Arlete Sampaio e Wasny de Roure

“A cidade tornou-se minha segunda casa,
agregando referências políticas e culturais
à minha experiência nordestina, como
piauiense de nascimento e cearense
de coração”

 

O senador José Pimentel (PT/CE) recebeu na última quarta-feira (10) o título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. A homenagem foi uma iniciativa dos deputados distritais Wasny de Roure, presidente da Câmara Legislativa, e Arlete Sampaio, ambos do PT. O evento foi prestigiado pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e por diversas autoridades dos Governos federal e distrital.

“José Pimentel é um grande brasileiro, que tem um trabalho dedicado, competente e comprometido. É um dos senadores mais destacados e focados nas tarefas que desenvolve”, afirmou o governador Agnelo durante a homenagem.

Wasny de Roure explicou que a iniciativa de conceder o título a Pimentel deveu-se ao trabalho ético, correto do senador “e pela sua visão republicana do país e das necessidades dos brasileiros” Wasny conviveu com o homenageado durante o mandato de deputado federal e também como chefe da Assessoria Parlamentar da Previdência Social, quando o senador exerceu o cargo de ministro.

A deputada Arlete Sampaio destacou “o dinamismo, o trabalho e a eficiência” do senador que “sempre defendeu o interesse público”. O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão, a secretária-executiva adjunta do Ministério da Previdência, Elisete Berchiol, e o gerente-executivo do INSS, Elias de Carvalho, destacaram a experiência de trabalhar sob o comando do então ministro José Pimentel, promovendo uma grande transformação externa e interna da Previdência Social.

Em seu discurso, Pimentel afirmou receber o título com grande alegria e ressaltou que, desde 1995, quando assumiu o primeiro mandato como deputado federal, Brasília passou a integrar sua trajetória. “A cidade tornou-se minha segunda casa, agregando referências políticas e culturais à minha experiência nordestina, como piauiense de nascimento e cearense de coração”, disse.

O senador relembrou o período em que foi ministro da Previdência Social, de 2008 a 2010, e afirmou ter sido esta uma das mais gratificantes missões que recebeu ao longo de sua vida pública. Uma de suas prioridades foi ampliar a presença física do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para garantir melhorias no atendimento em todo o país. O Programa de Expansão das agências da Previdência Social, implementado por Pimentel, destinou R$ 9 milhões para a construção e reforma de agências no Distrito Federal e Entorno.

A implantação do Programa Empreendedor Individual, coordenada por Pimentel, também foi ressaltada. O Distrito Federal conta hoje com quase 55 mil empreendedores individuais. O programa permite que homens e mulheres saiam da informalidade para garantir uma série de benefícios previdenciários.

O senador encerrou seu pronunciamento afirmando que Brasília e o Distrito Federal sempre recebem atenção especial no Congresso Nacional. Pimentel citou duas propostas aprovadas recentemente que beneficiaram a região: a regulamentação do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste e a possibilidade de ampliação dos investimentos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste nos setores de comércio e serviços, base importante da economia regional.

Também participaram do evento, dentre outras autoridades, o líder do PT no Senado Wellington Dias, o deputado federal cearense Eudes Xavier e o secretário da Casa Civil do GDF, Swedenberger Barbosa.

Assessoria do senador José Pimentel

To top