Pinheiro: Agências Reguladoras devem prestar contas

“Esses dirigentes têm a responsabilidade de decidir e implementar políticas públicas relativas a serviços e atividades fundamentais para o País”, justificou Walter Pinheiro.

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), quer que o ocupante de cargo público, que teve sua escolha aprovada previamente pelo Senado Federal, passe a prestar contas aos senadores de suas atividades no órgão, anualmente.

De acordo com a Proposta de Emenda Constitucional 89/2011, a determinação se aplica principalmente para os dirigentes das Agências Reguladoras, que têm os nomes escolhidos pela Presidência da República e aprovados pelo Senado Federal. “Esses dirigentes têm a responsabilidade de decidir e implementar políticas públicas relativas a serviços e atividades fundamentais para o País”, justificou Walter Pinheiro, ao apresentar a proposta.

O objetivo do senador é alterar o artigo 52 da Constituição Federal, que já prevê a convocação de Ministros de Estado e de titulares de órgãos subordinados à Presidência da República. Com a PEC, passa a ser obrigatória a convocação dos dirigentes de Agências Reguladoras, como Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Agência Nacional de Águas (ANA); Agência Nacional de Saúde (Anvisa); etc.

No caso dos magistrados, que também depende da aprovação do candidato pelo Senado, Pinheiro cria uma exceção, para garantir a independência da Judiciário, também estabelecida pela Constituição Brasileira. A proposta de Pinheiro também não inclui o presidente do Banco Central, cujo nome é indicado pela Presidência da República e ratificado pelos senadores. “O presidente do Banco Central, por ter status de Ministro de Estado, já está sujeito ao comparecimento no Senado”, explica o senador.

A PEC 89/2011 já recebeu o relatório favorável do senador Aníbal Diniz (PT-AC) e está pronta para ir à votação, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

Eunice Pinheiro

Leia a íntegra da PEC 89/2011


To top