Pinheiro apoia pleito pela manutenção da Seppir

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) considera essencial a continuidade do trabalho da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e apóia o pleito que será apresentado pelo governador baiano Jaques Wagner à presidenta Dilma Rousseff pela preservação de uma pasta ministerial dedicada à questão.

“É natural que essa reivindicação venha da Bahia. Temos a capital mais negra do País, como comprovam os dados divulgados pelo IBGE esta semana. E isso também repercute na força do nosso movimento social em busca da promoção da igualdade”, afirma Pinheiro. Salvador é a cidade com a maior concentração de população negra e afrodescendente fora do continente africano.

A preocupação dos baianos é que uma futura reforma ministerial venha a concentrar as pastas ligadas aos negros, mulheres, jovens, indígenas e direitos humanos em um único ministério, com a conseqüente extinção da Seppir. Essa possibilidade vem movimentando os debates do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI), aberto na última quinta-feira, em Salvador. A presidenta Dilma participará do evento, neste sábado, presidindo uma reunião com chefes de estado presentes ao encontro.

Equidade

Como relator do Plano Plurianual (PPA), o senador Walter Pinheiro tem estado atento às demandas e necessidades da população afrodescendente, com ênfase nos esforços para a garantir uma política de equidade em saúde. Uma de suas prioridades é assegurar no PPA os recursos necessários às ações destinadas ao diagnóstico e tratamento da doença Falciforme, enfermidade genética que atinge principalmente a população negra. “No Brasil estima-se que nascem por ano cerca de 3.500 crianças com doença falciforme. A Bahia apresenta a maior incidência no Brasil: um caso a cada 650 nascimentos”, informa Pinheiro.

Com informações da assessoria do senador Walter Pinheiro

To top