Pinheiro aponta alta de investimentos de TI na saúde

Um entusiasta do setor de tecnologia de informação, Pinheiro tem participado ativamente das prospecções que miram a atração de grandes empresas internacionais do setor, principalmente as que lidam com tecnologia aplicada na Saúde. 


O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), revelou na última quinta-feira (02/08) que os investimentos de TI (Tecnologia da Informação) ultrapassaram a cifra de R$ 2 bilhões no ano passado, para ele um sinal claro de que os estados brasileiros que contam com empresas e infraestrutura do setor poderão ser beneficiados com novos aportes de capital. Com os números naus recentes apontando maior disposição de hospitais, consultórios e operadoras de convênios médicos para aquisição de equipamentos, Pinheiro acredita que o Brasil se consolida como um atrativo destino para empresas internacionais que produzem esses equipamentos. “ “Esta demanda por soluções de TI tende a crescer muito, uma vez que o setor de Saúde cresce cerca de 14% ao ano”, comparou o senador.

A consolidação dos polos regionais de desenvolvimento de tecnologia de ponta para aplicação na saúde, diz ainda Pinheiro, vai depender do apoio dos governos estaduais e federal, para ele, peças essenciais na atração de grandes players do mercado. Como exemplo, o senador cita o exemplo da Bahia, que está prestes a inaugurar seu primeiro parque tecnológico. “A área de TI é prioritária no parque que está sendo implantado em Salvador. Com o parque, o estado ganha mais consistência no sistema de ciência e tecnologia, ao incentivar empresas e pesquisadores para o desenvolvimento de projetos, com foco na inovação. Este é um dos pilares da atração de empreendimentos”..

Um entusiasta do setor de tecnologia de informação, Pinheiro tem participado ativamente das prospecções que miram a atração de grandes empresas internacionais do setor, principalmente as que lidam com tecnologia aplicada na Saúde. Recentemente, o senador visitou diversos países europeus para consolidar a estratégia de atração definida pelo governo do estado da Bahia. Duas dessas visitas – à B.Braun, na Alemanha, e à Laerdal Medical, na Noruega – foram as mais promissoras.

O trabalho de Pinheiro também procura prover a Bahia das mesmas condições que hoje beneficiam diversos estados brasileiros. Segundo ele, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Pernambuco saíram à frente dos demais ao implantar parques tecnológicos e aplicar políticas de incentivo para as incubadoras de empresas. Já na Bahia, aponta ele, esse processo começou em 2007 com a implantação do seu parque, que já conta com a presença de empresas globais como IBM, Portugal Telecom Inovação, Indra, Softwell, Unigel e Instituto Fraunhofer. “Além das parcerias, a incubadora do parque contemplará com várias empresas locais que possuem projetos de tecnologia em Saúde”, disse

(Com informações da Assessoria de Imprensa do senador)

To top