O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA) discutiu, com parlamentares suecos, o fechamento de parcerias entre Brasil e Suécia para a criação de um novo modelo de centros de emergências no Brasil e expansão do programa brasileiro de banda larga. Logo depois, o senador visitou a unidade principal de emergências da Suécia, que atende todas as chamadas para polícia, bombeiros, defesa civil e serviço médico do país. A unidade faz parte do serviço de atendimento 112.
“A unidade interliga 18 centros e cobre uma enorme gama de serviços e atendimento, além de se relacionar com organismos públicos da Suécia e da Europa”, contou Pinheiro. Ele explicou que o serviço recebe uma média de 50 mil ligações por dia e que os atendimentos são integrados, com equipes disponíveis para atendimento imediato.
Ao relatar o projeto do Plano Plurianual, em 2011, Walter Pinheiro incluiu a criação de um programa nacional de Defesa Civil, com a implantação de centros integrados de emergência. “Na Bahia já contamos com recursos da União garantidos através de emenda de bancada para a montagem do centro, que também terá contrapartida do governo estadual”, destacou Pinheiro.
Banda Larga
O senador Walter Pinheiro esteve também na cidade de Kista, um distrito de Estolcomo, para conhecer o pólo de empresas que desenvolvem tecnologia de comunicações sem fio. O objetivo foi encontrar soluções para levar banda larga a áreas distantes de grandes cidades, no Brasil.
Pinheiro está buscando parcerias para implantar no Brasil uma rede de transmissão de dados, utilizando a faixa de frequência dos 450 MHz, a mesma utilizada com sucesso no país europeu. “Com os serviços de comunicações chegando nessas áreas remotas, fica possível monitorar florestas, estradas e o clima, além de fornecer mais apoio para a agricultura, segurança, educação, saúde, pesca e transporte. No Brasil, teremos uma nova licitação da Anatel em abril, e poderemos abrir o mercado para empresas que operam nesta frequência”, destacou o senador.
Em sua agenda na Europa, o líder do PT no Senado tem buscado também atrair empresas nas áreas médica e de comunicações para o Parque Tecnológico que será inaugurado ainda este ano
Veja o vídeo de treinamento de socorristas da Safer
Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro