Pinheiro: ciência e tecnologia são bases para o desenvolvimento

Pinheiro: ciência e tecnologia são bases para o desenvolvimento

“É preciso externalizar aquilo que temos
disponível para que chegue às pessoas,
leve benefícios a todos, em qualquer lugar
do Brasil”

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) destacou na abertura do seminário “Caminhos para a Inovação”, a importância das ações em inovação tecnológica para o desenvolvimento econômico e social de um País. “Eu acredito que esse é um momento decisivo no que diz respeito à inovação, principalmente, nesse novo tempo, a partir de políticas de governo com prioridade ao setor, além de novas culturas de consumo de tecnologia, sem distinção de acesso entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”, destacou.

O evento, promovido pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, contou também com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp. O ministro destacou as mobilizações de deputados e senadores no sentido de criar um novo marco legal para a ciência e a tecnologia. “Nós, com o apoio apartidário dos congressistas, estamos necessitamos de uma reforma para contemplar os agentes produtores de ciência e tecnologia, com uma nova legislação que possa estimular essa relação entre produtores e os agentes econômicos, consumidores do conhecimento”, ressaltou Raupp.

Pinheiro também apontou que além de novas proposições de leis é fundamental manter a cultura de apoio aos setores de inovação tecnológica. “A lei a gente rasga. Cultura é mais difícil, já que o que se consagra na letra da lei nem sempre se consagra na realidade do dia a dia do cidadão”, observou.

“É fundamental colocar dois aspectos: hoje países desenvolvidos e em desenvolvimento estão tendo acesso simultâneo às inovações tecnológicas. Antes, o que se colocava para nós (no Brasil) era aquilo que não tinha mais uso, estava ultrapassado. Hoje as inovações estão disponíveis, desde pesquisas avançadas a bens de consumo”, apontou.

Outro aspecto destacado por Pinheiro é em relação ao que ele denomina de um “novo olhar” sobre o consumo tecnológico. “É preciso externalizar aquilo que temos disponível para que chegue às pessoas, leve benefícios a todos, em qualquer lugar do Brasil”, concluiu.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro 

To top