Pinheiro cobra ações que reduzam os efeitos da seca

A seca que levou, até o momento, 75 municípios baianos a decretarem estado de emergência foi o tema central do pronunciamento do líder do PT e do Bloco de Apoio ao Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), na tarde desta segunda-feira (12/03). Na tribuna, o senador contou que havia acabado de sair de uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e destacou a importância das ações emergenciais, mas sobretudo de políticas de prevenção.

Da reunião com Bezerra, o senador disse que obteve o compromisso do ministro de liberar, imediatamente, R$ 10 milhões para que o Estado da Bahia forneça água, alimentos e socorro às regiões mais afetadas pela seca. Entretanto, Pinheiro acredita que mais recursos precisam ser liberados para financiar atividades de recuperação de aguadas, perfuração, interligação e equipamento de poços e tratamento da questão dos próprios lençóis e das bacias. “Há um problema de rebaixamento consubstancial do lençol [d’água] e, ao mesmo tempo, vários açudes começam a dar sinais de cansaço ou de completo esvaziamento. Então é fundamental que esta política chegue agora”, afirmou.

Renegociação da dívida dos agricultores
Pinheiro também defendeu que outra medida importante para minimizar os efeitos da seca é a renegociação das dívidas dos pequenos e médios agricultores da região nordestina. Ele lembrou que só na Bahia há 600 mil agricultores familiares. “Seria ideal, ainda esta semana, fechar um conjunto de iniciativas que permita ao agricultor continuar plantando e colhendo”, avaliou.

Outra ideia defendida pelo senador foi a construção de políticas públicas que permitam ao Nordeste conviver com a seca da maneira menos traumatizante possível. Ele ressaltou que as “políticas de convivência com a seca” são importantes em várias regiões do País, mas principalmente na região Nordeste, onde boa parte do território se localiza no semiárido. “Estamos falando de uma área imensa onde as pessoas vivem, que elas cultivam e de onde tiram o seu sustento. E é importante lembrar o quanto a política de convivência com a seca é fundamental para enfrentar esses períodos. O Nordeste convive com isso, volto a insistir, cotidianamente”, argumentou Pinheiro, lembrando que quase 69% do território da Bahia fica em região semiárida.

Assista parte do pronunciamento do senador Walter Pinheiro

{youtube}HEMeYD8SUSE{/youtube}

Leia a íntegra do discurso

To top