Pinheiro: Todo período de escassez é preciso apertar a mão no planejamentoO senador Walter Pinheiro (PT-BA) cobrou prioridade dos dirigentes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no planejamento das ações que possam garantir melhorias nas estradas brasileiras. “Todo período de escassez é preciso apertar a mão no planejamento. É preciso estabelecer prioridades”, afirmou Pinheiro. O senador participou nessa quarta-feira (9) na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) da sabatina de três indicados para exercer diretorias do DNIT, autarquia vinculada ao Ministério dos Transportes: Valter Casimiro Silveira, Gustavo Adolfo Andrade de Sá e Luiz Antonio Ehret Garcia.
O senador questionou ainda a participação efetiva do DNIT no processo de eleger as ações prioritárias em programas como do governo federal de investimento em logística (PIL). Para Pinheiro, o DNIT deve se atentar aos estudos do Tribunal de Contas da União “que revelam resultados preocupantes, porque as obras realizadas em 60 por cento dos trechos rodoviários fiscalizados não se mostram aderentes às reais necessidades das rodovias”, relatou.
Pinheiro citou como exemplo de ações exitosas, a experiência do Reino Unido em programas de parceria público privada (PPP), onde a qualificação profissional do quadro funcional do reino Unido foi preponderante para o sucesso das iniciativas. “É preciso se atentar às experiências de ações exitosas como do reino Unido, que norteou a implantação de iniciativas semelhantes mundo afora. Lá a qualificação profissional foi uma das prioridades dos dirigentes locais. As estruturas do DNIT precisam ser profissionalizadas. São estruturas de Estado. E só assim vamos consegui antecipar os fatos aos problemas, beneficiando os usuários com soluções e melhorias das estradas brasileiras”, ressaltou.
“O DNIT tem a obrigação de se antecipar e não esperar para agir. A multa aplicada não vai resolver o meu problema, já que o prejuízo já passou. A ANTT é uma agencia que deve participar desde a estrutura de planejamento às ações de execução, em parceria com o DNIT”, completou Pinheiro.
O senador citou ainda o uso das novas tecnologias para melhor monitoras as estradas brasileiras. “O Dnit criou o aplicativo para que os usuários denunciem problemas em estradas federais, permitindo que os motoristas reportem os problemas ao departamento. Mas, como uma boa tecnologia, é preciso que a ferramenta gerencial receba o devido tratamento das informações”, apontou Pinheiro.
O engenheiro Valter Casimiro Silveira, indicado para a diretoria, interino na vaga, explicou que o aplicativo tem sido muito útil como ferramenta gerencial. “ O Tratamento das informações do Dnit Móvel é feito pela ouvidoria, que realiza um relatório com os problemas identificados e encaminha às unidades regionais. O relatório gerado tem auxiliado no direcionamento dos trabalhos para melhorar a situação da malha rodoviárias”, informou. Segundo Valter Casimiro, os usuários recebem, em até três dias, o retorno em relação ao problema apontado.
Sobre a qualificação do quadro de profissionais do DNIT, Casimiro informou que o orégão tem valorizado as estruturas regionais, fortalecendo asa unidades locais, com quadros melhor remunerados e mais qualificados. “ O fortalecimento dos profissionais na ponta e a ampliação das superintendências locais já são uma preocupação do DNIT. Tiramos funções da Sede para manter mais profissionais nas unidades regionais, fortalecendo a fiscalização.”
Após aprovação do colegiado da CI, os três indicados serão apreciados pelo Plenário do Senado. O senador Walter Pinheiro foi relator do processo de condução do engenheiro civil, Gustavo Adolfo Andrade de Sá para exercer o cargo de diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
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