Pinheiro comemora Parque Tecnológico da Bahia

Líder do PT destaca que parque é uma das maiores conquistas de seu mandato. 

O líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, Walter Pinheiro (BA) participou nesta quarta-feira (19/09) da inauguração do Parque Tecnológico da Bahia que terá por finalidade dar suporte ao desenvolvimento à economia local por meio de incentivo à pesquisa e à inovação. “Posso dizer que esta é sem dúvida uma das maiores conquistas do nosso mandato. A implantação de parques tecnológicos é uma questão estruturante na nossa sociedade e um importante vetor de desenvolvimento econômico e social a partir da indústria limpa. A Bahia não podia ficar de fora”, afirmou.

Fruto de uma parceria entre os governos Federal e baiano, o Parque Tecnológico começa a funcionar com uma taxa de 90% de ocupação. Além do potencial econômico, o empreendimento vai gerar empregos de alto valor agregado e, outro objetivo a ser alcançado no curto prazo é atrair empresas internacionais e apoiar o surgimento de empresas inovadoras locais.

Emocionado com a inauguração do Parque Tecnológico, Pinheiro lembrou que desde seu período como deputado federal nunca deixou de direcionar verbas federais que pudessem tornar o sonho em realidade, buscando na Europa e Estados Unidos empresas âncoras internacionais dispostas a se instalarem no Tecnocentro, o prédio central do Parque Tecnológico. “Agora com o Parque Tecnológico funcionando podemos mostrar ao mundo do que os baianos são capazes”, disse ele.

O Parque Tecnológico já começa com 16 instituições parceiras, entre elas, as sete universidades públicas baianas e empresas de porte como a IBM e a Portugal Telecom, instaladas no empreendimento. A Ericson Inovação, por exemplo, desenvolve no local uma plataforma tecnológica de gerenciamento de telefonia celular para uma grande operadora, na modalidade pré-pago.

O Parque Tecnológico é dedicado à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos em diversas áreas, com destaque para a Biotecnologia, Terapia Celular, Energia e Tecnologia da Informação. O Tecnocentro conta com quatro andares divididos em duas alas, com toda infraestrutura para equipamentos de pesquisa, biblioteca e sistema de aproveitamento de água e energia solar.

Na solenidade de inauguração, Pinheiro acompanhou o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp. A cerimônia comandada pelo governador Jaques Wagner marcou o anunciado do investimento de R$ 59 milhões para a construção da segunda etapa do Parque. Esses recursos serão investidos na infraestrutura laboratorial, escola de iniciação científica e um museu. A entrega está prevista para dezembro de 2014.

Wagner destacou a importância de iniciativas para a ciência baiana. “Hoje não se fala em desenvolvimento sem falar em inovação e em tecnologia. Nós éramos carentes de um espaço próprio para recepcionar empresas, instituições e laboratórios de pesquisas. Agora já contamos com um grupo forte de empresas, instituições e incubadoras”, disse o governador.

Segundo ele, é gratificante conviver com jovens baianos que, usando a sua criatividade característica, desenvolvem produtos que podem ser utilizados em todo o mundo. “E tudo isso não aconteceria sem apoio público”. Já o ministro Raupp destacou a qualidade do Tecnocentro e garantiu apoio às iniciativas da Bahia na área de ciência, tecnologia e inovação, como a construção da segunda etapa do Parque Tecnológico e o desenvolvimento de pesquisas.

Com informações da assessoria de imprensa do senador Walter Pinheiro

To top