Pinheiro comemora plataforma de petróleo com tecnologia de ponta na BA

O lançamento de plataforma autoelevatória P-59 para exploração de petróleo em águas profundas, pelo Consórcio Rio Paraguaçu, na Bahia, foi motivo de comemoração pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) da tribuna do Senado nesta quinta-feira (18).

– Fica patenteado que a Bahia dispõe hoje de uma indústria e de profissionais capazes de cumprir todas as etapas de construção e lançamento de uma estrutura tão complexa, como a de uma plataforma para exploração em águas profundas. O Brasil é o país que mais tem avançado na pesquisa em águas profundas – disse, ao salientar que a redução de preço e maior flexibilidade são as vantagens desse tipo de plataforma. 

Além de ressaltar o avanço tecnológico utilizado na construção da plataforma, com simulação do lançamento por meio de software no Laboratório Oceânico do Rio de Janeiro, Walter Pinheiro destacou sua aplicação prática, com o bem sucedido lançamento ao mar. Isso requer, afirmou, material próprio para exploração de petróleo em alta profundidade. 

Royalties
Na avaliação do parlamentar, o que deve ser considerado na discussão sobre a distribuição de royalties a estados produtores e não produtores de petróleo não é a proximidade da costa, mas o investimento tecnológico que o estado vem fazendo, como é o caso da Bahia.

– Temos que discutir os royalties a partir dessas proezas e não a partir da proximidade com a costa. O investimento para que se chegue nessas profundezas para buscar o [petróleo do] pré-sal é um investimento do país inteiro. Portanto, o resultado dessas pesquisas, o resultado dessa prospecção, o resultado dessa conquista tem que ser distribuído para todo o país – afirmou o senador baiano. 

Ferrovia
Ao encerrar o pronunciamento, Walter Pinheiro relatou visita feita ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O ministro disse que, tão logo seja nomeada a nova diretoria da Valec, estatal responsável pela infraestrutura ferroviária, dará seguimento à Ferrovia Leste-Oeste. 

Ele também prometeu recursos para a BR-135; BR-235; BR-415; e BR-116, no trecho próximo a Feira de Santana (BA). 

Fonte: Agência Senado

To top