Pinheiro debate mobilidade urbana com internautas

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) participou, na noite da última segunda-feira (27/08), de um bate papo com internautas sobre as alternativas para garantir a mobilidade urbana em salvador (BA). Ao lado dos secretários estaduais do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e da Casa Civil, Rui Costa, ele conversou ao vivo com usuários da rede social Facebook e defendeu múltiplos modais de transporte para a capital baiana para garantir a mobilidade urbana.

O senador destacou o empenho dos governos Federal e Estadual, que têm garantido os investimentos para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Salvador, a terceira mais populosa do país, com mais de três milhões de habitantes. Ele lembra que as demandas decorrentes da realização da Copa de 2014 devem ser vistas como oportunidade para que a cidade elabore um projeto definitivo, que contribua para resolver o transporte, “um dos grandes problemas da capital”.

Pinheiro defendeu a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a segunda etapa do metrô e a implantação de soluções integradas, com o uso de planos inclinados e teleféricos para o subúrbio, além de ciclovias e BRT.

Para desconcentrar o movimento em áreas hoje saturadas, Pinheiro propõe capilarizar a oferta de serviços públicos, reduzindo a aglomeração que caracteriza áreas como o Iguatemi, considerado o novo centro da cidade.

O senador lembrou que a realização das eleições municipais é uma oportunidade de discutir o desenvolvimento da cidade a partir de sua mobilidade urbana. Citou a necessária parceria entre os governos municipal, federal e estadual como uma alavanca para que a cidade possa aproveitar a oportunidade da Copa 2014 para novas linhas de financiamento. “Esta é a hora da gente reestruturar nossa cidade, e não vamos perder essa oportunidade. Temos que buscar construir uma Salvador que se mova e que entregue ao soteropolitano seu direito de ir e vir”, disse.

Assessoria do senador Walter Pinheiro

To top