O líder no PT no Senado, Walter Pinheiro (BA) defendeu a adoção de um sistema de transporte sobre trilhos como alternativa para o deslocamento entre o Centro de Salvador (BA) e a Região Norte da Cidade, área que está experimentando grande expansão imobiliária. Em entrevistas concedidas a emissoras de rádio da capital baiana, na última segunda-feira, ele lembrou que o novo modal de transportes foi um projeto formulado em sua gestão à frente da Secretaria de Planejamento do Estado.
O novo modal, baseado em 22 quilômetros de trilhos, deveria interligar o Centro de Salvador ao Município vizinho de Lauro de Freitas, passando pelo Aeroporto. As obras, explicou o senador, poderiam levar de 35 a 48 meses para serem entregues à população. “Este foi um projeto será muito bem vindo, mesmo chegando depois da Copa de 2014. Porque a Copa passa e os habitantes permanecem na cidade”, enfatizou.
Indústrias limpas
O senador também defendeu a implantação do Parque Tecnológico, como novo vetor de desenvolvimento, a partir da geração de conhecimento. “Em Salvador não cabe mais chaminé. A cidade tem um amplo potencial de abrigar indústrias limpas, como é o caso do setor de produção de softwares”.
Pinheiro também destacou as diversas ações do governo federal e do governo da Bahia para o enfrentamento dos graves efeitos do que considera ser “a pior seca de todos os tempos já registrada no estado”. “Estamos implantando ações que serão perenes na convivência com a seca, como é o caso de grandes adutoras, como a do Feijão e do Algodão, além do Projeto Tucano, que em sua primeira fase recebeu recursos da ordem de R$ 100 milhões e já beneficia 90 mil pessoas”, disse.
Com informações da assessoria do senador Walter Pinheiro