Pinheiro defende qualidade da internet

Nesta quinta-feira (01/09), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) participou, como convidado a palestrante, do seminário “Modelo de Avaliação da Qualidade de Acesso à Internet em Banda Larga”, promovido pela TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações. O evento que teve início às 9 horas com transmissão, ao vivo, pela Internet deve seguir até às 17h.

O senador Pinheiro, que estava representando a Comissão de Ciência e Tecnologia – CCT falou da importância dos debates em torno deste tema, a interação com o usuário, qualidade de serviço e ações executivas. “O Brasil encontra-se hoje na construção de vários marcos considerados de suma importância para o setor de comunicações, a exemplo da recente aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC 116/2010), com as novas regras para a TV por Assinatura, do qual fui o relator no Senado Federal. Por isso, é necessário e oportuno que se empreenda o quanto antes o debate e estabelecimento dos critérios e parâmetros de qualidade na prestação de serviços aos usuários”, disse.

Interação com o usuário
“O debate é importante para mostrar a sociedade, que estamos oferecendo algo que aponta perspectivas através da informação e da tecnologia, ou seja, algo que pode beneficiar diretamente a vida de milhares de pessoas como, por exemplo, o acesso ao resultado de exames ou a educação a distancia. Tudo isso, através da internet. Poder levar esse serviço para essas pessoas, representa tirar a venda dos seus olhos e poder fazer com elas enxerguem o mundo da tecnologia”, disse Pinheiro.

Qualidade dos serviços
Pinheiro demonstrou preocupação quanto à necessidade de garantir avanços e compromissos sólidos, visando o crescimento do setor, com serviço de qualidade. Segundo ele, mesmo que se considerem as questões e limitações de natureza técnica para estes padrões de qualidade, é imperioso que se privilegie como premissa o direito do usuário para que tenha acesso a um serviço estável.

“A nossa preocupação não é apenas com a entrega do serviço. Queremos sim, assegurar a utilização efetiva daquilo que o usuário adquiriu e também a condição de rápida resolução das suas reclamações. “A boa qualidade dos serviços é a satisfação do cidadão, que terá cada vez mais acesso à modernidade, serviços e tecnologias, seja para uso pessoal ou profissional.”, disse o senador Pinheiro.

Ações executivas
“Além do Plano Nacional de Banda Larga – PNBL, que tem o objetivo de levar banda larga a um número ainda maior de usuários e a cidades cada vez menores, outras as ações executivas estão em curso como a recente licitação de 04 posições de satélites geo-estacionários, que se mostrou um sucesso pela disputa e preços alcançados, e também a licitação das faixas de 2,5 e 3,5 gigahertz e de 450 megahertz.

Na ANATEL encontra-se na a consulta pública número 46 de 2011, sobre os padrões mínimos de qualidade do serviço de internet, tratando de itens de suma importância, como os indicadores de reação do assinante, de rede e de atendimento, devendo este debate contribuir para o seu aprimoramento.

Além do senador Pinheiro, também estiveram presente no seminário, no evento o Presidente do sinditebrasil, Eduardo Levy, o deputado federal Bruno Araújo, Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, o Embaixador Ronaldo Sardenberg, Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações; especialistas internacionais e brasileiros demais autoridades presentes.

Para acompanhar on-line o evento, é só clicar no banner que estará disponível na home do site da TELEBRASIL

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Liderança do PT no Senado

To top