Pinheiro defende reestruturação de carreiras no serviço público

Para o senador, o servidor público, além de ser um dos mais qualificados , tem importância fundamental, porque presta serviços ao cidadão mais pobre


“Está na hora de a gente botar o dedo nessa ferida”, disse, nessa terça-feira (13), o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Em discurso na tribuna do Senado, ele apontou a necessidade de o Governo Federal promover a reestruturação da máquina pública, indo além da luta salarial para que a sociedade possa desfrutar de serviços públicos eficientes e eficazes.

“Sou um apoiador contumaz da luta desses servidores porque compreendi, ao longo dos anos, que o centro da luta não é só a questão de salários. Muita gente tenta até reduzir a manifestação desses servidores. É óbvio que toda categoria luta por melhorias salariais, mas essas categorias têm dado um exemplo. Elas têm lutado, inclusive, para a reestruturação do serviço público. É importante a gente enxergar isso”, afirmou.

O senador lembrou que a valorização das carreiras do serviço público foi destacada na gestão do ex-presidente Lula, que deu um passo significativo para reestruturar algumas carreiras fundamentais para o andamento do Estado.  Mas é possível avançar mais, segundo Pinheiro, para melhorar a eficiência. “Servidor público é um trabalhador dos mais qualificados, que presta serviço ao cidadão mais pobre. É essa estrutura pública que chega aos lugares mais distantes. Portanto, é esse trabalho do servidor que possibilita o atendimento à população mais carente”, ressaltou.

Segundo Pinheiro, a reestruturação é uma bandeira fundamental e que vem ocorrendo desde a década de 80, e, agora, o momento é de decidir como reestruturar as carreiras, evitando embates. “Para que a gente, dentro dos órgãos, não tenha um verdadeiro embate, um permanente embate daquela função contra essa. Nós temos servidores públicos, portanto, tratá-los com respeito e principalmente ajustando esse nível de trabalho é a garantia de que vamos ter a eficiência do serviço público”, opinou.

Aeroporto
Em seu discurso, Pinheiro comemorou a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do aeroporto de Vitória da Conquista (BA). Embora tenha lamentado não poder participar da solenidade, o senador exaltou o trabalho de articulação para vencer os obstáculos para a realização da obra.  “O governador do estado, Jaques Wagner, vai assinar a ordem de serviço de uma grande obra de gargalo. Até num período bem recente, quase que a coisa desanda, a demora na autorização, a burocracia, a questão da análise dos fatos”, lembrou.

Pinheiro agradeceu o empenho de todos, com destaque para as ações dos parlamentares e da Secretaria de Aviação Civil. “Dei a minha singela colaboração, assim como também a nossa bancada aqui no Senado, com a companheira Lídice, o senador João Durval, no momento em que foi preciso para que a gente aportasse, reafirmasse os recursos, assim como também naquela reunião de que nós participamos na Secretaria de Aviação. Quero agradecer ao ministro Moreira Franco, porque, desde a secretaria anterior, a gente vinha tendo problema. Foi importante o momento em que o ministro Moreira Franco foi extremamente diligente e atendeu a essa demanda”, disse.

Segundo o parlamentar, além do aeroporto, outras obras ajudarão na melhor logística do estado.  “Já está em curso, inclusive, a construção de um centro de logística a cargo da iniciativa privada, que é para recepcionar a ferrovia Oeste-Leste, que passa um pouco longe de Vitória da Conquista. Mas é isto mesmo, o centro de logística tem que ficar ali”, observou.

Leia mais:

Para a CUT, projeto limita o exercício da greve no serviço público

Graça Costa: “Isso não é regulamentar direito de greve, é suprimir esse direito”

 

To top